A semana do sínodo na Região Episcopal Belém

A A
Paróquias realizam a abertura da etapa paroquial do sínodo
Publicado em: 16/03/2018 - 11:15
Créditos: Redação

A Paróquia Santo Antônio de Lisboa, no Setor Pastoral Tatuapé, realizou, no dia 4, a celebração da abertura da etapa paroquial do sínodo arquidiocesano.

No mesmo dia, na Paróquia Natividade do Senhor, no Setor Pastoral Guarani, aconteceu também a apresentação da Comissão Paroquial do sínodo.

Na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Setor Pastoral Vila Alpina, também no dia 4, uma celebração marcou a abertura da etapa paroquial do sínodo com os fiéis e os representantes pastorais.

Já na Paróquia Santa Adélia, no Setor Pastoral Conquista, a abertura paroquial dos trabalhos sinodais ocorreu, no dia 6, e contou com as lideranças pastorais.

O SÍNODO NA PARÓQUIA

“A missão da paróquia é evangelizar e esta também é sua maior alegria. O Papa Francisco nos diz: ‘Recuperemos e aumentemos o fervor de espírito, a suave e reconfortante alegria de evangelizar, mesmo quando for preciso semear com lágrimas! (...) Que o mundo possa receber a Boa-Nova dos lábios, não de evangelizadores tristes e desanimados, impacientes ou nervosos, mas sim de ministros do Evangelho, cuja vida irradie fervor, pois foram eles que receberam, por primeiro, a alegria de Cristo’ (Papa Francisco - EG,10).”

“A paróquia inteira precisa ser animada pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus é lida e acolhida com fé na Liturgia, principalmente durante a Missa. Mas também precisa ser lida em casa, nas famílias. Ela precisa orientar a iniciação à vida cristã na catequese, nos retiros, encontros e cursos de formação cristã. Sem o serviço constante e amoroso à Palavra de Deus, a fé esfria, a moral se desvia, as organizações da Igreja perdem seu sentido e a comunidade cristã fica desorientada.”

(Extraído do subsídio “Sínodo – Etapa preparatória de base nas Paróquias”, pag. 30)

Paróquia Santo Antonio de Lisboa