Escola de Fé e Política abre inscrições

A A
“Refletir a política e o protagonismo cidadão, por meio de uma abordagem que concilia os princípios da fé cristã com a política”, é o objetivo do curso
Publicado em: 17/01/2018 - 13:15
Créditos: Redação

“Refletir a política e o protagonismo cidadão, por meio de uma abordagem que concilia os princípios da fé cristã com a política”, é o objetivo do curso

A Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, ligada à Pastoral Fé e Política da Região Belém, está com inscrições abertas. Este é o sexto ano de atuação da Escola, que faz parte da Rede de Escolas de Cidadania do Brasil. 

O curso, dividido em dois módulos, tem como objetivo “refletir a política e o protagonismo cidadão, por meio de uma abordagem que concilia os princípios da fé cristã com a política”. 

O público que a Escola procura abarcar são os cristãos leigos e consagrados, agentes de pastoral, membros de movimentos sociais e políticos, ativistas e todos os que desejam ter um protagonismo cidadão. 

A Escola desenvolve um pensamento crítico da dinâmica da cidade, a partir dos direitos da população, e transmite os valores expressos na Doutrina Social da Igreja. 

As aulas, todas expositivas, somam 76 horas e são ministradas por especialistas, ativistas e/ou pesquisadores da área. É necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso para receber a certificação de conclusão. 

Com frequência mínima de 75% de presença, o aluno receberá um diploma de extensão universitária, concedido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

O Módulo 1, “Fé, Política e Planejamento da Cidade” faz com que os alunos compreendam a máquina pública e o planejamento público do município, a partir da Lei Orgânica, das Leis Orçamentárias, do Plano Diretor e do Plano de Metas. 

Já no Módulo 2, “Fé, Política e Protagonismo Cidadão”, o aluno tem acesso a mecanismos de atuação da sociedade civil que empoderam os cidadãos para o exercício da democracia participativa e direta.

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail escolafp@pastoralfp.com ou diretamente na Escola, na aula inaugural, em 19 de fevereiro. As aulas acontecem todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, no Centro Pastoral São José (avenida Álvaro Ramos, 366, próximo ao Metrô Belém).