FÓRUM DAS PASTORAIS SOCIAIS PROMOVE DEBATE COM CANDIDATOS AO LEGISLATIVO

A A
Fórum das Pastorais Sociais promove debate no Centro Pastoral São José
Publicado em: 01/10/2018 - 11:30
Créditos: Peterson Prates

O Fórum das Pastorais Sociais da Região Belém promoveu entre os dias 10 e 12 de setembro uma série de debates com candidatos ao Poder Legislativo, no Centro Pastoral São José. O Fórum é formado pelas pastorais de Fé e Política, Operária, da Pessoa com deficiência, do Menor, da Juventude, da Ecologia e as CEB’s.

Alguns critérios ajudaram a definição dos convidados para as noites de debates. O primeiro deles era ser indicado por alguma coordenação pastoral que participa do Conselho Regional de Pastoral (CRP); máximo de dois candidatos por partido, caso houvesse mais de duas indicações por partido o desempate se daria por gênero, primeiro mandato e maior relação com a Região Belém, respectivamente.

Todos os candidatos receberam um documento com as “Metas Populares para o Estado de São Paulo”, com uma série de prioridades construídas em parceria com diversas pastorais e movimentos, como a Pastoral Carcerária, Movimento de Moradia Leste 1, Movimento Popular de Saúde, Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), Pastoral de Fé e Política, Associação artigo 19 e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Essas prioridades foram nas áreas de segurança pública, moradia, saúde, campo e meio ambiente, participação social, transparência, mobilidade e infraestrutura. O documento também motivava a participação consciente no pleito e por eleições democráticas e éticas.

“Não obstante todo esse clima adverso, se posicionam com coragem para o enfrentamento dessa realidade. A política é algo fundamental para a sociedade, sobretudo quando ela é trilhada por pessoas que se propõe mesmo a pautar suas ações, suas escolhas, seus projetos, visando o bem comum, a edificação da nossa nação”, disse dom Luiz Carlos Dias, vigário episcopal para Região Belém, na saudação aos candidatos.

Em cada uma das noites houve um breve momento de oração, recordando a importância do envolvimento do cristão na vida política, o protagonismo dos leigos na construção da justiça e as palavras de motivação do Papa Francisco.

“Nós trazemos nessa noite nossas angústias diante do momento que vivemos, trazemos nossa indignação diante de tanta violência, de tanto ódio presente nesse Brasil, mas trazemos também a esperança, a utopia de juntos construirmos o Brasil que queremos, o Brasil pautado na justiça, na democracia, na defesa da terra dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, na defesa dos povos trabalhadores, Brasil cuidadoso com a vida daqueles que lutam pela defesa da terra, da água, da floresta”, expressou Liz Marques, das Comunidades Eclesiais de Base, na motivação de uma das noites.

A estrutura das noites eram divididas em três rodadas. A primeira delas com perguntas preparadas pela comissão organizadora do debate; o candidato sorteado tinha 3 minutos para resposta e um outro candidato tinha direito a um aparte de 2 minutos, com limite de um aparte por candidato na rodada e também com limite de um por pergunta. A segunda rodada foi de perguntas realizadas pelos presentes, também com o mesmo tempo de resposta e o direito ao aparte. E a último rodada com 4 minutos de considerações finais para cada candidato.

Carta Compromisso

Ao fim de cada debate os candidatos foram convidados a assinar um Compromisso Público do Fórum das Pastorais Sociais. A carta expressa o compromisso do candidato com as metas populares do Estado de São Paulo, o compromisso de prestar contas quando for solicitado, e “trabalhar arduamente contra qualquer prática de corrupção, assumindo o compromisso de denunciar publicamente corruptos e corruptores que de algum modo tentam assediar-me com propostas ilícitas”. Todos os candidatos que participaram assinaram o compromisso público.

Candidatos a Deputado Estadual

A primeira noite de debates reuniu aspirantes a uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao todo, a ALESP reúne 94 deputados estaduais.

Participaram do debate: Adriano Diogo (PT), Ana Mielke (PSOL), Alex Paulo (PROS), Dr. Zito (PHS), Gui Mendes (PPS),  Luiz França (PCdoB), Samuel Oliveira (PCdoB) e Toninho Vespoli (PSOL).

Políticas de construção de moradia popular, segurança pública, redução das desigualdades sociais, sistema carcerário e evasão escolar estavam entre os temas mais debatidos na noite.

Candidatos ao Senado

O Fórum das Pastorais Sociais realizou o primeiro debate com candidatos ao Senado por São Paulo na  eleição de 2018. Nessa eleição, o Brasil elege ⅔ do Senado Federal. Assim, cada eleitor pode votar em dois candidatos. Os candidatos ao senado que participaram foram: Antônio Neto (PDT), Daniel Cara (PSOL), Mário Covas Neto (Podemos), Eduardo Suplicy (PT), Pedro Henrique de Cristo (REDE) e Silvia Ferraro (PSOL). Assuntos como a Emenda 95 do Teto dos Gastos, Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista e orçamento para educação foram alguns dos temas discutidos.

Candidatos a Deputados Federais

A série de debates encerrou com os postulantes a Câmara dos Deputados. São Paulo tem direito a 70 cadeiras de Deputados Federais. Estavam presentes os candidatos: Célio Turino (PSOL), Juliana Cardoso (PT), Lia Lopes (PSB), Roberto Pires (PRP) e Sâmia Bomfim (PSOL). Com a ausência de alguns candidatos convidados, essa noite teve dois blocos adicionais de perguntas. Um deles para apresentação dos candidatos, e outro com perguntas da plateia. Também foram discutidas questões como direitos trabalhistas, auditoria da dívida pública, base nacional comum curricular e direitos das mulheres.

 

Debates com candidatas com deficiência

Candidatos com deficiência participam de debate na Região Belém

No domingo, dia 23 de setembro, aconteceu na Paróquia São Pio X e Santa Luzia o debate com candidatos e candidatas com deficiência. O debate foi organizado pela Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo e a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência. Participaram: Rosana Bignami, candidata a deputada estadual pelo PSOL; Silvio Souza, candidato a deputado federal pelo PSOL, Juarez Pereira, candidato a deputado federal pelo PTB, Cláudio Magno, candidato a deputado estadual pelo PSL; Juliana Aveiro, candidata a deputada estadual pelo PHS e Thiago Bello, candidato a deputado federal pelo NOVO.

 

1º Noite - Debate com Candidatos a Deputados Estaduais