Juventude de Sapopemba retoma unidade

A A
No Encontro de Formação de Lideranças Jovens, os jovens participaram da construção coletiva do Plano Setorial da Juventude
Publicado em: 23/05/2017 - 10:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Cerca de trinta jovens das paróquias do setor Pastoral Sapopemba participaram do Encontro de Formação de Lideranças Jovens, que aconteceu no último final de semana de abril, de 28 a 30, no Lar Santa Maria, em Cotia (SP).

O encontro foi organizado em duas partes: a primeira, de formação, contou com duas assessorias que iluminaram a segunda parte, a construção coletiva do Plano Setorial da Juventude. Zé Nildo Alves, assessor da Pastoral da Juventude na Região Belém, tratou sobre a realidade da juventude no Brasil, e Ir. Lúcia Araújo, falou sobre a espiritualidade.

Das sete paróquias do setor, quatro participaram: Imaculada Conceição, Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Esperança e São Sebastião. As assessorias foram iluminadas pelo documento 85 da CNBB, sobre a evangelização da juventude e pela exortação Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.

Pe. Amaxsandro Feitosa, assessor eclesial para a juventude setorial, disse durante a missa que “a juventude necessita também de pessoas que se aproximem para ajudar a caminhar, para acompanhar o processo que essa juventude vai fazer”, falando às lideranças, para que possam ajudar a “crescer na fé”.

“Deve-se partir da realidade concreta dos jovens para poder ajudá-los no caminho que eles devem fazer”, continuou o padre, que ainda pediu que os jovens possam “ver com esperança, ver com entusiasmo e acredito que se pode mudar a realidade”.

“Encontro sensacional”, definiu Bruna Malacrida, que  atua na comunidade São João Paulo II, da Paróquia Divino Espírito Santo. A jovem lembrou a importância de formações para lideranças e as “experiências entre todos os jovens”, a partir de “ temas muito atuais”.

Retomar a Unidade

A Juventude do setor pastoral Sapopemba iniciou, há pouco mais de dois anos, um processo de reestruturação da organização juvenil, procurando trabalhar com as sete paróquias para, juntas, responder aos desafios da juventude e planejar em comunhão a pastoral.

A proposta é reunir diferentes carismas juvenis, expressões paroquiais, grupos ligados a congregações religiosas ou a movimentos, presentes no setor, sem perder a identidade, e fortalecendo os grupos.

O encontro faz parte dessa reestruturação que busca a formação de novas lideranças capacitadas para o trabalho com a juventude nas comunidades, sem perder a unidade setorial.

Plano Setorial da Juventude

“Elaborar ações e atividades para proporcionar um diálogo e vivência entre grupos diversos”; “Promover formação continuada para líderes de juventudes”; e ”Trabalhar espiritualidades fora dos “muros” das paróquias” foram algumas das pistas de ação apresentadas pelos jovens durante a planejamento pastoral para a juventude setorial.

Os jovens apontaram ainda algumas sugestões para superar desafios no processo de evangelização, como o diálogo entre comunidades e paróquia, acompanhamento familiar, articulação entre os diversos carismas e a superação das barreiras de grupos fechados, a fim de serem uma juventude em missão.

“Estar junto já é um testemunho, e estar junto significa partilhar as nossas alegrias e as nossas tristezas, como bem nos lembra os documentos da Igreja. Nós partilhamos as experiências, nossas formas de ser, de espiritualidade”, recorda Wedipo Paixs, religioso comboniano, que também acompanha a juventude.

O religioso lembra que o trabalho setorial não pretende uniformizar, mas “colocar em comum as riquezas” para “encontrar respostas juntos a certos desafios da juventude”. “Formar Igreja itinerante com rosto jovem que quer testemunhar os valores cristãos na sociedade”, finalizou.

Encontro de Formação de Lideranças Jovens do setor Pastoral Sapopemba