Milhares visitam Ossário em Sapopemba

A A
O sacrifício de Cristo foi “por amor, para a redenção de todo gênero humano” e “oferece a salvação gratuitamente” para nós, disse Dom Luiz Carlos na homilia
Publicado em: 08/11/2016 - 17:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

No fim da tarde do dia de finados, Dom Luiz Carlos, presidiu missa na Capela da Ressurreição, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Roque, em Sapopemba, chamado também de ossário, onde são depositados restos mortais de fieis, numa espécie de cripta sob a matriz, em funcionamento há 45 anos.

Mais de 500 pessoas participaram da última de 6 missas que foram rezadas durante o dia. Milhares de pessoas visitaram o Ossário, onde há cerca de 9 mil gavetas, sendo que 8 mil delas ocupadas.

“O amor autêntico é eterno”, relatou Dom Luiz, durante homilia, ao falar da saudade que fica dos irmãos que partiram. “Estamos aqui para rezar, fazer memória dos nossos mortos”, continuou.

“Estamos aqui atualizando o mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo”, expressou o bispo, dizendo que “estamos salvos por Jesus Cristo, pelos méritos da Cruz de Cristo”. Lembrou ainda que o sacrifício de Cristo foi “por amor, para a redenção de todo gênero humano” e “oferece a salvação gratuitamente”.

Dom Luiz recordou ainda o tratamento aos mortos, onde muitas vezes o sistema e a dinâmica da grande cidade não permite nem mesmo velar os mortos com dignidade. “Nosso sistema econômico entende cada um de nós como pessoas que produzem e consomem. Então não pode parar de trabalhar, nem que morra, não pode parar”.

Para Dom Luiz isso reflete, por exemplo, no tempo de duração dos velórios, que cada dia diminui mais. Criticou também o que chamou de “indústria funeral”. “Nossa cultura vê a morte de forma muito superficial. Não se dá possibilidade da pessoa viver o luto, de chorar o ente querido”.

Ao comentar a instrução da Congregação para Doutrina da Fé sobre a destinação das cinzas de fieis cremados, Dom Luiz sinalizou que as gavetas do ossário são também lugares adequados para depositar as cinzas.

O local reserva também um espaço para os restos mortais de religiosos da congregação que atende a paróquia em que há restos mortais de quase 70 frades menores capuchinhos.

Há missas na Capela da Ressurreição todas as segundas às 15h e aos sábados às 17h. Aos interessados em compras de gavetas, podem entrar em contato pelo e-mail: capelaressurreicao@santuarionsf.com.br.

Milhares visitam Ossário em Sapopemba
Tags