Os 12 anos do falecimento de Dom Luciano Mendes de Almeida

A A
Quadro de Dom Luciano Mendes de Almeida foi entronizado em missa na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em 27 de agosto
Publicado em: 05/09/2018 - 11:45
Créditos: Redação
Jhonatan Almeida

A memória do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida foi celebrada na missa que marcou os 12 anos da morte do bispo, em 27 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Jardim Sinhá.

A celebração reuniu dezenas de paroquianos, educadores e agentes da Pastoral do Menor, e pessoas que conviveram com Dom Luciano. Presidiu a missa o jesuíta Padre Carlos Alberto Contieri, presidente da Comissão Histórica da Causa de Beatificação de Dom Luciano. Concelebrou o Padre Júlio Lancellotti, sacerdote ordenado por Dom Luciano; além dos missionários redentoristas Padres Antonio Carlos Vanin e José Manoel Belo, Pároco e Vigário; e o coordenador do Setor Sapopemba, Padre Gilberto Orácio.

Participaram as religiosas que iniciaram o trabalho com as crianças, Irmãs Terezinha Bosco, Maria de Lourdes Toledo (Lurdinha) e Marilda de Camargo, que ainda vivem e trabalham no local, 38 anos depois da chegada no Sinhá.

“Fazer a memória de Dom Luciano é fazer a memória de um amor incansável, de amor sempre presente, e saber que Dom Luciano sempre esteve do lado do fraco, sempre do lado de quem perdeu, sempre do lado do que foi pisado, sempre do lado de quem foi esquecido”, lembrou Padre Júlio.

 

SINHÁ

Mais uma vez, a celebração aconteceu em um lugar cheio de simbolismo. Construída em mutirão, a comunidade foi inaugurada em 24 de dezembro de 1980 por Dom Luciano, que sempre que podia celebrava no Sinhá, rodeado de crianças.

“Se tem uma coisa recorrente nas cartas de Dom Luciano é uma menção ao Jardim Sinhá, que ele amava”, falou Padre Contieri. “Como tem sentido de fazermos a memória nesta igreja. O Jardim Sinhá foi para Dom Luciano o primeiro amor”, relatou.

 

BEATIFICAÇÃO

Em junho, foi encerrada a fase diocesana do processo de beatificação de Dom Luciano. Padre Contieri relatou que mais de 7 mil páginas de documentação foram enviadas para Roma.

O processo de beatificação teve início quando completou cinco anos da morte do Bispo, em 2011. Quando faleceu, Dom Luciano era Arcebispo de Mariana, em Minas Gerais. Seu sucessor, Dom Geraldo Lyrio, com o apoio do episcopado brasileiro, enviou o pedido para o início do processo de beatificação. Em 2014, o Vaticano emitiu o Nihil Obstat (nada consta), documento em que se afirma não haver nenhum impedimento para a realização do processo. 

               

PASTORAL DO MENOR

A celebração marcou também os 41 anos da Pastoral do Menor, fundada por Dom Luciano quando foi Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo na Região Belém.

“O Menor não é problema e, sim, solução”: essa é uma das grandes frases de Dom Luciano e que marca até hoje o trabalho na Pastoral do Menor. Todo dia 27 de agosto é marcado nacionalmente como dia “Dia Nacional da Pastoral do Menor”.

 

MEMORIAL DOM LUCIANO

O memorial criado para preservar a memória de Dom Luciano ganhou um item mais que especial. A última estola usada pelo Bispo, quando estava internado, foi doada pelo Padre Júlio Lancellotti ao Memorial que preserva a memória do Bispo no bairro.

O espaço permanente fica na Creche Dom Luciano Mendes de Almeida, onde hoje funciona o Centro para Crianças e Adolescentes Emília Mendes, em que estão expostos objetos usados pelo Servo de Deus. O cálice usado na inauguração da comunidade, a túnica e estola que o Bispo utilizava quando celebrava no local também podem ser vistos.

 

LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

Luciano Pedro Mendes de Almeida era de família nobre e nasceu no Rio de Janeiro em 1930. Padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 1976, pelo Beato Paulo VI, sendo designado por Dom Paulo Evaristo Arns, então Arcebispo Metropolitano, para atuar como Vigário Episcopal na Região Belém.

Dom Luciano permaneceu na Arquidiocese de São Paulo até 1988, quando foi nomeado Arcebispo de Mariana, onde permaneceu até a sua morte, aos 75 anos, em 2006. Destacou-se fortemente na defesa dos direitos humanos, das crianças e adolescentes e de todos os marginalizados.

Foi secretário-geral da CNBB (1979-1986) e presidente da Conferência dos Bispos (1987-1994), fazendo parte do Conselho Permanente desta entidade de 1987 até sua morte. Atuou ainda na Pontifícia Comissão Justiça e Paz, do Conselho Episcopal Latino-Americano, e da Comissão Episcopal para a Superação da Miséria e da Fome.

 

DOCUMENTÁRIO

O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto produziu um documentário sobre o legado de Dom Luciano para a instituição e o cuidado com a criança e adolescente. Com entrevistas de pessoas que conviveram e trabalharam com o Servo de Deus, o documentário “Os relatos dos que caminharam com Dom Luciano Mendes” narra o período em que Dom Luciano foi Vigário Episcopal na Região Belém.

O Bom Parto tem 72 anos, mas foi transformado pela presença de Dom Luciano e o atendimento da Pastoral do Menor. Hoje, o Centro Social conta com mais de 50 unidades e realiza cerca de 10 mil atendimentos por dia. Para assistir o documentário, clique aqui 

 

ORAÇÃO PELA BEATIFICAÇÃO

Ó Deus, fonte de vida e santidade, nós vos louvamos e bendizemos pelas virtudes com que ornastes Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, especialmente o amor aos pobres, a disponibilidade para servir e o empenho na defesa da vida e da dignidade humana. Para vossa maior glória, dignai-vos elevar esse vosso servo à honra dos altares e concedei-nos, por sua intercessão, as graças que vos suplicamos.