Pastoral Fé e Política promove debate com candidatos a Vereador

A A
Os candidatos participantes tiveram que se comprometer com o Plano de Metas para as Periferias 2017-2020
Publicado em: 13/09/2016 - 18:30
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

A Pastoral Fé e Política da Região Episcopal Belém promoveu na terça-feira, 6 de setembro, um debate com os candidatos a vereador, na Paróquia São João Batista, setor Carrão-Vila Formosa.

Para Flavio Castro, coordenador da Pastoral Fé e Política, o debate nasceu da “necessidade de prestar um serviço à comunidade, de como poder escolher um candidato, que critérios a gente pode estar utilizando, sem ser os critérios de televisão, que acabam não mostrando a realidade das ideias”.

O debate contemplava candidatos para o primeiro mandato e, no máximo, a primeira reeleição, com um limite de três candidatos por partido. Participaram Paulinho da Pipoca e Professor Dudu pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), Luis França pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Soninha Francine pelo Partido Popular Socialista (PPS) e Muna Zeyn, Toninho Vespoli e Zé Nildo pelo Partido Socialismo e Liberdade.

Antes das falas dos postulantes, Márcia de Castro, coordenadora da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, apresentou os principais aspectos do Plano de Metas para as Periferias 2017-2020, elaborado pela Rede de Escolas da Cidadania de São Paulo, pastorais, entidades e movimentos.

De início, os aspirantes ao cargo de vereador, tiveram três minutos para se apresentarem, dizendo o porquê se lançou candidato, o porquê do partido e como está sendo financiada a campanha.

A cada pergunta realizada, eram sorteados dois candidatos para a resposta, abrindo possibilidade também, para a intervenção de um terceiro candidato que quisesse responder a mesma pergunta. As perguntas foram sobre a descentralização do poder na cidade, melhoria da qualidade de vida dos idosos, programa Saúde na Família, o uso de escolas municipais aos fins de semana, juventude, mobilidade e moradia. Depois do lance de perguntas preparadas pela organização do debate, os participantes do evento também puderam fazer perguntas.

O pároco, Pe. José Alves, classificou o evento como um “momento riquíssimo para a comunidade participar, ouvir as propostas, ouvir os candidatos e poder fazer seu discernimento”, lembrou ainda que o voto e a política são as ferramenta que temos para viver esse momento importante da história. Não deixou de lembrar o papa Francisco, que diz que a política e a forma mais preciosa de praticar a caridade.

Ao fim, os candidatos assumiram um compromisso público de, caso eleitos, fazerem cumprir o plano de metas para a periferia, e prestar contas do mandato. Nestas eleições, a Escola de Fé e Política da Região Belém funciona como comitê estadual de combate ao caixa dois, as denúncias podem ser feitas pela e-mail: escolafp@pastoralfp.com.

Debate com os candidatos a vereador para São Paulo