Pe. Abério Christe assume paróquia na Região Belém

A A
Pe. Abério, que assumiu ofício de pároco na Paróquia Santa Clara, trabalha na Rádio 9 de Julho e apresenta o programa ‘Em Sintonia com a Fé’
Publicado em: 07/03/2017 - 07:45
Créditos: Texto e fotos: Peterson Prates

Pe. Abério Christe assumiu, na noite do sábado, dia 04 de março, o ofício pároco na Paróquia Santa Clara, na Vila Santa Clara, setor pastoral Guarani, durante a celebração de posse canônica. Logo no início, Dom Luiz Carlos Dias, bispo auxiliar de São Paulo e vigário episcopal para a Região Belém leu o decreto de nomeação e provisão do Pe. Abério.

A paróquia estava vacante há cerca de 80 dias, desde que o antigo pároco, João Batista Dinamarques, assumiu a Paróquia Divino Espírito Santo, no setor Sapopemba, que por mais de trinta anos ficou confiada à Congregação do Espírito Santo, e no fim do ano passado foi entregue para os cuidados da Arquidiocese de São Paulo.

Pe. Abério é do clero secular da arquidiocese e pertence à Região Belém, embora há dez anos não assumisse encargos paroquiais. Já trabalhou como vice-reitor do Seminário Arquidiocesano e em paróquias da Região. Há cerca de 18 anos trabalha na Rádio 9 de Julho, e apresenta o programa ‘Em Sintonia com a Fé’

A missa de posse canônica foi presidida por Dom Luiz Carlos Dias, e concelebrada pelo Pe. Abério, Pe. Marcelo Monge, Pe. Arlindo Alves, Pe. João Batista Dinamarques, Pe. Laurício Pipper, Pe. João Batista dos Santos e Pe. José Mario Ribeiro. O assistente pastoral da paróquia, diácono permanente Ademir Morales, também participou.

Na homilia, Dom Luiz falou sobre a dificuldade de pessoas que assumam os trabalhos pastorais nas comunidades, e lembrou que precisamos cada vez mais de agentes “para trabalhar como ministro, catequista, para evangelizar”. Na sua fala o bispo destacou que muitas vezes somos tentados a viver para si mesmo, sem pensar em trabalhar em prol do outro e da comunidade.

Durante o rito de posse, Pe. Abério abriu, simbolicamente, as portas da igreja, recebeu as chaves da igreja e do sacrário, os santos óleos e a água que despejou na pia batismal, a estola roxa simbolizando o atendimento aos fiéis para o sacramento da confissão, e realizou breve momento de adoração.

Também proferiu o juramento de fidelidade à Igreja, a renovação das promessas sacerdotais  e  a profissão de fé, frente ao bispo e toda a comunidade paroquial. No fim da celebração, o diácono Ademir fez a leitura da ata da missa de posse canônica que foi assinada pelo bispo, pelo novo pároco e também por um membro da comunidade.

“Na minha caminhada dos últimos tempos estava faltando essa experiência que começa agora, aqui na Santa Clara” disse Pe. Abério que confessou certo “frio na barriga” com a nova empreitada. O pároco revelou que procura se inspirar no exemplo de Clara e Francisco de Assis e Cura a’Arns.

Pe. Abério Christe assume paróquia na Região Belém