Pe. Patrick Clarke, 50 anos de vida dedicados ao povo de Deus

A A
Pe. Patrick Clarke celebrou os 50 anos de sacerdócio na Capela São José Operário, na Favela da Vila Prudente
Publicado em: 02/12/2015 - 17:45
Créditos: Redação

Na manhã do domingo, 29 de novembro, dezenas de pessoas se reuniram na Capela São José Operário, na Favela da Vila Prudente, para celebrar os 50 anos de vida sacerdotal de Pe. Patrick Clarke.

Pe. Patrick, missionário irlandês da Congregação do Espírito Santo, atua há cerca de 40 anos com os moradores da favela de Vila Prudente, É um dos fundadores do MDF (Movimento de Defesa do Favelado), do Centro Cultural de Vila Prudente e colaborador de diversos projetos da favela.

Além dos moradores da favela, estavam presentes, também, padres de outras regiões episcopais, confrades espiritanos, leigos de diversas paróquias, colaboradores do MDF, Centro Cultural de Vila Prudente, Reci-favela e da creche Júlio Cesar Aguiar, construída em mutirão, na década de 80, pelos moradores do bairro, e também o secretário de Direitos Humanos Eduardo Suplicy, que dirigiu palavras de carinho ao Pe. Patrick.

“Nunca vi o Patrick perder a esperança”, relatou, durante a homilia, o Pe. Pedro Luiz Amorim, coordenador de Pastoral da Região Ipiranga e um dos nove concelebrantes. “Que Deus seja sempre louvado por seu ministério, sacerdócio e testemunho”, completou. Pe. Pedro disse ainda que Pe. Patrick é uma grande inspiração e o ensinou a ser padre durante todo tempo de estágio pastoral.

Pe. Jorge Boran, depois de dirigir algumas palavras ao confrade, entregou o certificado da Medalha São Paulo Apóstolo. Pe. Patrick foi homenageado na categoria Ação Missionária pela atuação na promoção da dignidade. Na ocasião da entrega, Pe. Patrick estava na Irlanda para tratamento de saúde.

Depois de todas as homenagens e manifestações de carinho ao Pe. Patrick, a comunidade se despediu da Ir. Marivone Rodrigues que vivia na favela há cerca de três anos, em uma comunidade Inter congregacional, e que agora parte para missão no Pará.

Ao fim da celebração, houve uma confraternização na favela, com apresentação de percussão pelas crianças do Centro Cultural.

Pe. Patrick Clarke celebrou os 50 anos de sacerdócio na Capela São José Operário