Semana de Iniciação à Vida Cristã acontecerá em fevereiro

A A
Em sintonia com o Ano Nacional do Laicato e com a animação do sínodo arquidiocesano, “a pessoa do catequista na vida e missão da Igreja” será tema de reflexão de uma das noites
Publicado em: 17/01/2018 - 13:00
Créditos: Redação

A Comissão de Animação Bíblico Catequética da Região Episcopal Belém realizará, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a Semana de Iniciação à Vida Cristã, também conhecida como Semana Catequética. Este ano, o tema será o “Itinerário para formar discípulos-missionários”, com enfoque no Documento 107 da CNBB (“Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos-missionários”), aprovado no ano passado na 55ª Assembleia Geral da CNBB.  

Em uma das noites, os agentes de pastoral irão refletir sobre o tema “A pessoa do catequista na vida e missão da Igreja”, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato e com a animação do  sínodo arquidiocesano. 

Reunindo os setores expandidos, ou seja, três setores geograficamente mais próximos, as formações acontecerão em quatro paróquias da Região, de forma simultânea, às 20h, sempre refletindo a mesma temática, a fim de descentralizar as formações. 

Reinaldo Malinauskas, Coordenador Regional da Comissão de Animação Bíblico-Catequética, afirmou que nos últimos anos a participação dos catequistas tem crescido. Em 2017, houve uma média de 750 catequistas a cada noite. “Vamos, sob a ótica do ‘ver, iluminar e agir’, ver os passos que nós devemos, como catequistas, adotar em nossas vidas, em nossa postura como transmissores da Palavra de Deus”, afirmou.

No dia 9, os catequistas dos dez setores pastorais irão se reunir no Centro Pastoral São José para a celebração de encerramento. 

A Região Belém conta com mais de 3 mil catequistas que se organizam nas mais diversas formas de Catequese, desde preparação para Batismo, catequeses pré e pós sacramento, infância missionária e coroinhas, Catequese de adultos e Catequese para pessoas com deficiência.