Setor Juventude regional promove formação com assessor da CNBB

A A
‘Formação Integral com foco na conjuntura juvenil’, foi tema do encontro
Publicado em: 18/04/2018 - 14:30
Créditos: Redação

Peterson Prates

Mais de 70 lideranças jovens e acompanhantes de juventude participaram no domingo, 15, da manhã de formação regional na Paróquia Santo Emídio, no Setor Vila Prudente. O encontro teve como tema a “Formação Integral com foco na conjuntura juvenil” e foi ministrado pelo Padre Antônio Ramos Prado, SDB, Assessor Nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. 

Padre Toninho, como é mais conhecido, lembrou que, partindo da cruz, o jovem deve passar pela etapa do autoconhecimento, dimensão importante para identificar aspirações, vocações e conseguir partir para a integração com o outro, com a comunidade, com a sociedade, reconhecendo o seu papel na transformação da sociedade.

A formação integral do discípulo- -missionário considera as dimensões espiritual, humana, comunitária, intelectual e pastoral-missionária. Outra dimensão apresentada foi a sociopolítico-ecológica, levando em consideração o compromisso e a participação na construção de uma nova sociedade, a descoberta como sujeito da história e a capacidade de senso crítico e análise da realidade. 

A capacitação da Pastoral Juvenil foi também pauta do encontro. Além do “ver, julgar e agir” a importância de trabalhar o “rever e celebrar” foi salientada.

Padre Fausto Marinho, Assistente Eclesiástico para o Setor Juventude da Região Belém, lembrou que “a importância (do evento) está na estabilidade da organização”.