Saberes da Bíblia e da Vida: Ave Maria

A A
29/06/2015 - 00:00

Em meu trabalho junto aos moradores em situação de rua surgiu uma pergunta que não fui capaz de responder no momento e gerou em mim uma curiosidade e ao mesmo tempo um questionamento. A oração da Ave-Maria é Bíblica? Como eu posso dizer: Santa Maria mãe de Deus... se Deus é Criador e ela é criatura?

O povo em situação de rua é abordado por muitas pessoas de diferentes credos. Essa pergunta certamente queria colocar em questão a prece católica. No meu trabalho ecumênico sobre Leitura Popular da Bíblia essa pergunta é muito comum, sobretudo pelos evangélicos. Comecei a pesquisar e descobri que essa oração tão querida do nosso povo é da Bíblia e da Vida, da Sagrada Escritura e do povo. O texto que segue foi tirado de um subsídio escrito por Frei Carlos Mesters, da Coordenação Nacional do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) o qual pertenço.

“Ave Maria, cheia de Graça, o senhor é convosco...” (Lc 1,28) foi a saudação do anjo Gabriel quando se apresentou a Maria na anunciação: “Bendita  sois vós entre as mulheres, e bendito o fruto do vosso ventre...” (Lc1,42). Foi a prima Isabel que falou recebendo Maria em sua casa. Podemos então assegurar  que a primeira parte da oração é Bíblica.

A outra parte: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte...” é uma invocação muito antiga, que começou mais ou menos no ano 430. Aquele foi um ano importante na história da Igreja, porque houve um Concílio, numa cidade chamada Éfeso, da Ásia Menor, onde foi discutida a filiação de Jesus, pois muita gente não acreditava que Jesus fosse filho de Deus.

 Houve muita discussão entre os bispos, mas no fim ganharam aqueles que diziam: “Jesus é o filho de Deus” e assim ficou decidido e aceito para a Igreja toda que Maria é a Mãe de Deus. O Concílio foi acompanhado pelo povo. Naquele tempo o povo tinha este costume: enquanto os bispos ficavam lá dentro estudando, o povo ficava lá fora comentando e rezando.

Quando foi dada a notícia da decisão, o povo todo ficou feliz e saiu em procissão, na mesma hora cantando e rezando: “Santa Maria, Mãe de Deus rogai por nós...”. Porque era isso mesmo que o povo acreditava e queria que os bispos definissem. E assim nasceu a Ave-Maria: da Bíblia e da Vida. Da Sagrada Escritura e do povo.

Ao terminar esta reflexão lembro o recado do apóstolo Pedro: “Se alguém lhes pede, estejam sempre dispostos a dar explicações sobre a esperança que vocês têm, mas com modéstia e respeito, conservando a consciência limpa... (1Pe 3,15-16ª)