FIDELIDADE A PALAVRA DADA - Raul Amorim

A A
15/06/2018 - 14:30

Mt. 5,27-32

No evangelho de hoje, Jesus fala sobre o relacionamento mulher e homem no casamento, a base da convivência em família. Por três vezes surge a palavra adultério sinal que era um problema sério nas comunidades. E hoje? Vamos meditar.

Mt.5,27-29: Vocês ouviram o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: “Todo aquele que olha para uma mulher cobiçando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração”.

Adultério soa da palavra adulterada que significa descaracterizar aquilo que é original. Quando o fariseu questiona Jesus a respeito do assunto, Jesus volta na essência e diz: “No princípio não era assim...”

A primeira impressão que a gente tem ao se deparar com esses versículos é que estamos diante de palavras fortes e vivendo uma realidade tão diferente. Para uma época em que a mulher era tratada como um objeto sobre o qual o homem tinha posse, Jesus é muito claro!

Parece que Jesus procura o Espírito da Lei e não se fecha dentro da letra. Parece dizer que o objetivo maior do mandamento é a fidelidade mútua entre o homem e a mulher que assumiram viver juntos. Quando ligamos a Bíblia com a Vida podemos interpretar que a intenção de Jesus está relacionada também com a igualdade de gênero.

Mt. 5,30: Se seu olho direito é motivo de escândalo para você, arranque-o e jogue-o fora. Porque é melhor para você, perder um de seus membros do que seu corpo ser jogado no inferno. Se sua mão direita é motivo de escândalo para você. Corte-a e jogue-a fora...

É claro que estas afirmações não podem ser tomadas ao pé da letra. Elas indicam que a exigência da fidelidade no amor, não pode ficar na superfície, só no pensamento, deve atingir todos os sentimentos e ações.

As palavras de Jesus se dirigem especialmente aos homens, por conta do poder sobre as mulheres que a sociedade reconhecia a eles e que Jesus vem questionar. É necessário termos cuidado para que não nos desviemos da rota da fidelidade. Aquilo que nos desvia do caminho vai entrando na vida e nos seduzindo. Quando percebemos e decidimos a sair fora é tão dolorido quanto arrancar um olho ou uma mão.

Mt. 5,31-32: Foi dito também: “Quem mandar embora sua esposa deve dar a ela uma certidão de divórcio”. Eu, porém, digo: Todo aquele que manda embora sua esposa, a não ser em caso de união ilegítima, faz com que ela cometa adultério...

Qualquer que seja a interpretação correta destas palavras, o que importa é ver o objetivo e o sentido geral das afirmações de Jesus na leitura que Ele faz dos Mandamentos. Aqui a interpretação que Jesus faz é a transparência e honestidade que deve nortear a vida a dois.

No tempo de Jesus, uma mulher que era mandada embora pelo marido normalmente ficava numa situação vulnerável e era comum acabar na prostituição. Por isso Jesus diz que o homem que fizesse tal coisa seria responsável por ela se tornar adúltera.

O amor deve nos conduzir sempre para uma relação em que o outro é sujeito em si mesmo, jamais se considerado como objeto para uso.

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim> raul4ap@gmail.com