O ESCONDIDO SERÁ REVELADO - Raul Amorim

A A
20/10/2017 - 08:00

Lc. 12,1-7

O mau exemplo tem um terrível poder contaminador. É preciso estar atento para não se deixar levar. Jesus alerta seus seguidores a não imitar o procedimento dos fariseus. Uma leitura necessária para os nossos dias.

Lc. 12,1: Enquanto isso, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem nos outros. Jesus começou a falar primeiro para seus discípulos: “Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”.

A primeira frase deixa transparecer a enorme popularidade de Jesus e o desejo do povo de encontrar-se com ele. No evangelho de Marcos se diz que eram tantos o que iam e vinham, que não tinham nem tempo para comer... (Mc. 6,31) Antes de se dirigir ao povo ele dá um recado importante aos discípulos: Cuidado com a hipocrisia.

Hipocrisia é o ato de fingir ter uma crença, ter virtudes, ter idéias e sentimentos que a pessoa não as possui. São pessoas que representam e fingem comportamentos. É uma atitude que inverte os valores. A hipocrisia esconde a verdade. No caso dos fariseus a hipocrisia era a casca aparente de fidelidade à Lei que escondia a contradição da vida deles. Não eram coerentes...  Uma crítica muito dura, mas necessária...

Lc. 12,2-3: “Não há nada de encoberto que não venha a se descobrir, nem de escondido que não venha a se conhecer”. “Portanto, tudo quanto vocês disserem na escuridão, será ouvido à luz do dia. E o que disserem nos quartos ao pé do ouvido, será proclamado sobre os telhados”.

Jesus insiste na inutilidade de viver uma vida dupla, como acontecia com os fariseus, os quais escondiam sua corrupção interior atrás de uma fachada de piedade. Os fariseus faziam julgamentos inconsequentes e não tinham compaixão com as pessoas. Exigiam dos outros, ações que eles mesmos não praticavam.

Jesus diz que essa atitude é inútil e ridícula porque quem engana o seu semelhante, não consegue enganar a Deus. Vai chegar a hora em que as coisas escondidas serão reveladas pelo Pai e, então, aparecerá à verdadeira identidade dos fariseus. Jesus queria dizer que o exemplo dos fariseus não deveria ser seguido pelos discípulos. Infelizmente tem muita gente que se diz  temente a Deus  e pratica a maldade, a corrupção.

Lc. 12,4-5: “Meus amigos eu lhes digo: Não tenham medo daqueles que matam o corpo, e depois não conseguem fazer mais nada”. “Eu lhes mostrarei a quem vocês devem temer: Temam aquele que, depois de matar, tem poder de mandar para o inferno”...

Uma realidade vivida por muitos cristãos ainda hoje. Ainda bem que temos essas palavras confortantes de Jesus!  A expressão: “Não tenham medo” está presente na vocação de muitos chamados na Bíblia. Os seguidores de Jesus não devem ter medo daqueles que torturam machucam e fazem sofrer.

Jesus diz que devemos ter medo isto sim, de que o medo do sofrimento nos leve a esconder ou a negar a Verdade.

O máximo que os inimigos poderão fazer será tirar a vida física. Nada mais! Mais grave que morrer para a vida física é morrer para Deus.

Lc.12, 6-7: “Não se vendem cinco pardais por dois centavos? E, no entanto, nenhum deles fica esquecido diante de Deus”. “Vocês, até mesmo os cabelos de sua cabeça estão todos contados”. “Não tenham medo, porque vocês valem mais que muitos pardais”.

O Senhor sabe tudo a nosso respeito e conhece profundamente as nossas intenções. Estamos em suas mãos.  Perante Ele somos transparentes. Não é possível fingir, nem esconder, nem mentir.  Quem se compromete com Jesus deve ter a convicção de que a missão é guiada pelo Espírito Santo. Ele mesmo diz: Eis que eu estou com vocês todos os dias até o final dos tempos.

Neste mês dedicado às Missões lembremos: A missão pede que os seguidores de Jesus proclamem o evangelho com a palavra, mas, sobretudo com a coerência de vida. Um cristão coerente é aquele que sustenta com suas obras o que crê e afirma com suas palavras.

P/CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com