O TESOURO > Raul Amorim

A A
22/06/2018 - 12:30

Mt. 6,19-23

Em uma época como a nossa, dominada por um sistema social que tenta privar as pessoas das suas profundas convicções e lançar a todos num descrédito sobre tudo e sobre todos, é bom escutar novamente o recado de Jesus: “ o tesouro de cada um está no coração e que a pessoa se desenvolve ou não de acordo com o objeto do seu desejo mais profundo”. O evangelista Mateus nos ajuda a meditar sobre esse ensinamento de Jesus.

Mt.6, 19-21: “Não ajuntem para vocês riquezas na terra, onde traça e ferrugem corroem, e onde ladrões arrombam e roubam. Ajuntem sim para vocês riquezas no céu, onde nem traça nem ferrugem corroem, e onde ladrões não arrombam nem roubam. Porque onde está o seu tesouro, aí também estará o seu coração”

Ajuntar tesouros no céu significa saber onde coloco o fundamento da minha existência. Se coloco nos bens materiais, sempre corro o perigo de perder o que acumulei. Se coloco o fundamento em Deus, ninguém vai poder destruí-lo e terei liberdade interior de partilhar com os outros os bens que possuo.

Para que isto seja possível e viável, é importante que se crie uma convivência comunitária que favoreça a partilha e a ajuda mútua, e na qual a maior riqueza ou tesouro não é a riqueza, mas sim a riqueza ou o tesouro da convivência fraterna nascida a partir da certeza trazida por Jesus de que Deus é Pai de todos.

Mt.6,22-23: “ A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se o seu olho for bom, seu corpo inteiro ficará iluminado. Porém, se o seu olho for ruim, seu corpo inteiro ficará escuro. E se a luz que existe em você é escuridão, quão grande será a escuridão mesma!

Uma das doenças do nosso tempo é a de se fechar sobre si mesma e sobre os seus bens e confiar só neles. É a doença da mesquinhez! Quem olha a vida dessa forma vive na desconfiança, na tristeza e na escuridão.

Colocando o fundamento em Deus, o olhar se torna luminoso, pois faz nascer a partilha e a fraternidade. Um olho bom é aquele que reflete a vontade de Deus acolhida no coração para que o caminho seja iluminado.

Para pensar: É fundamental saber onde se encontra o coração, a sede das decisões humanas. Está focado nos valores propostos pela sociedade? Ou é sensível à justiça de Deus? Tenho luz no meu coração? Ilumina alguém?

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos) Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com