TU ME AMAS? > Raul Amorim

A A
17/05/2018 - 12:30

Jo.21,15-19

Estamos chegando a celebração de Pentecostes. Durante a quaresma, a seleção dos evangelhos diários segue a tradição antiga da Igreja. Entre a Páscoa e Pentecostes, a preferência é para o evangelho de João. Assim, nestes dois últimos dias antes de Pentecostes, os evangelhos diários trazem os últimos versículos do evangelho de João.

Jo.21, 15: Depois de terem comido, Jesus disse a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros? ” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que sou teu amigo”. Jesus disse: “Alimente os meus cordeiros”.

Depois de uma noite de pescaria, chegando a praia, os discípulos descobrem que Jesus já tinha preparado uma refeição com pão e peixe na brasa. Todos juntos fizeram uma ceia de confraternização, em cujo centro estava o próprio Senhor Jesus preparando a ceia.

Terminada a refeição, Jesus chama Pedro e o questiona. A pergunta se faz necessária para Pedro e para todos nós: “Tu me amas? ” Não podemos ficar em cima do muro! É uma resposta que deve ser dada com convicção.

Jo.21,16-17: De novo Jesus disse a Pedro: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que sou teu amigo”. Jesus disse: “Tome conta de minhas ovelhas”. Pela terceira vez, disse Jesus a Pedro: “Simão, filho de João, você é meu amigo? Então Pedro ficou triste, porque na terceira vez Jesus lhe havia perguntado se era seu amigo. E disse a Jesus: “ Senhor, tu conheces tudo, e sabes que sou teu amigo”. Jesus lhe disse: “Alimente as minhas ovelhas”

Ao deparar com a insistência poderíamos pensar: Será que Jesus não estava botando muita fé na pessoa de Pedro?!Não podemos esquecer que o evangelista utiliza essas palavras para alimentar a fé das lideranças nas comunidades do final do primeiro século, que estavam perdidas e não sabiam o que era essencial no cristianismo.

O fato de Pedro ter ficado um pouco triste reflete a sensação todos os demais apóstolos que passaram pela crise de identidade. Hoje também muitas vezes passamos por esta situação e ficamos desapontados quando não conseguimos ser coerentes com a proposta de Jesus.

A gente sempre acha que, dizer sempre que se ama Jesus é suficiente para nos sentirmos cristãos, entretanto, naquilo que somos para as pessoas e naquilo que fazemos na comunidade, aí é que provamos o nosso amor por Jesus. Quantas vezes Jesus precisaria perguntar: “Tu me amas”?

Jo.21,18-19: “Eu lhe garanto: Quando você era mais jovem, se preparava e ia para onde queria. Quando ficar velho, estenderá as mãos, e outro vai prepara-lo e leva-lo para onde você não quer ir. Jesus falou isso, indicando com que tipo de morte Pedro glorificaria a Deus. E completou: “Siga-me”.

Ao longo da vida, Pedro e todos nós vamos amadurecendo. A prática do amor irá tomando conta da vida da gente. A prática do amor irá tomando conta da vida e a pessoa já não será mais dono da própria vida. O serviço de amor aos irmãos tomará conta de tudo e nos conduzirá. A ideia de superioridade e domínio no exercício da liderança é contrária ao ensino e atitude de Jesus.

Pedro recebe de Jesus a tarefa de cuidar das ovelhas, ou seja, dos membros da comunidade. Mas fica claro que as ovelhas não lhe pertencem; ele exercerá bem sua função se tiver plena consciência de que o pastor é o Ressuscitado.

P/ CEBI (Centro Estudos Bíblicos)Raul de Amorim Pires> raul4ap@gmail.com