‘Aos pés do Senhor para encontrar a misericórdia’

A A
Jovens vivem momento de oração durante as ’24 Horas para o Senhor’ na Brasilândia
Publicado em: 11/03/2016 - 15:30
Créditos: Flávio Lopes e Renata Moraes

O Setor Juventude da Região Episcopal Brasilândia e a Pastoral Vocacional atenderam ao chamado do Papa Francisco para a iniciativa do tempo quaresmal “24 Horas para o Senhor”, celebrada nos dias 4 e 5 em todas as igrejas do mundo. Reunidos na Paróquia Nossa Senhora da Expectação, na Freguesia do Ó, cerca de 500 jovens permaneceram toda a madrugada em vigília e adoração ao Santíssimo Sacramento e também peregrinaram à Porta Santa da igreja.

Durante toda a madrugada, Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, e padres atenderam confissões dos jovens. Diversas grupos voltados à evangelização dos jovens na Brasilândia participaram da vigília e ajudaram nas reflexões sobre a misericórdia de Deus. Expressões artísticas com encenações do cotidiano juvenil, meditação sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais e reflexão sobre o Ano Santo extraordinário da Misericórdia marcaram a atividade.

Diante do Santíssimo Sacramento exposto no altar, os jovens rezaram, cantaram louvores em adoração a Deus. Às 3h, rezaram o Terço da misericórdia e apresentaram, espontaneamente, as suas intenções pelas mais diversas causas que afligem a juventude. Já no raiar do dia, por volta das 5h, os jovens saíram em procissão no entorno da igreja e passaram pela Porta Santa.

Em seguida, Dom Devair presidiu a missa de encerramento, na qual destacou o momento de adoração e peregrinação vivenciado. “Estamos aos pés do Senhor para encontrar a misericórdia”, afirmou, exortando os jovens a viverem aquela vigília também em suas rotinas diárias, pois só se encontra a misericórdia quando dela se é anunciador e mensageiro. Ao final, o Bispo pediu aos jovens que testemunhem a força e a beleza da Igreja àqueles que ainda não conhecem o amor de Deus, que cada um seja missionário em sua escola, na faculdade, no trabalho e na famí- lia. Antes da volta para casa, todos receberam um exemplar do Youcat, o catecismo jovem da Igreja Católica, além de um Terço e um cartão de lembrança da peregrinação. “O encontro das diferentes realidades, mesmo com características diferentes, se reuniu e realizou esse momento forte de fé. Esta é a beleza do Setor Juventude, na diferença e juntos celebrando a mesma fé”, concluiu Dom Devair.