Irmã Clara: uma vida dedicada à transformação das pessoas

A A
Missa de 7º dia da Irmã Clara, morta em 26 de abril, será realizada no sábado, 5, às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima
Publicado em: 03/05/2018 - 11:30
Créditos: Redação

Daniel Freitas

Nascida em 29 de janeiro de 1932, em Capivari (SP), Etelvina Amadio tornou-se religiosa da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora aos 25 anos, quando adotou o nome de Clara. No dia 26 de abril, Irmã Clara faleceu aos 86 anos, em decorrência de um choque séptico.

 

DESCOBERTA DA VOCAÇÃO

Desde a infância, Irmã Clara destacava-se pelo seu forte senso de justiça. Aos 17 anos, decidiu entrar para a vida religiosa, porém com a falta de apoio da família, só pôde ingressar no convento aos 21, quando era considerada a maioridade das mulheres.

 

NO JARDIM ELISA MARIA

Como provincial das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, visitou pela primeira vez, na década de 1980, o Jardim Elisa Maria, na zona Noroeste de São Paulo. À época, começava uma missão das Irmãs Escolares na fundação da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. 

Ao término de sua missão como administradora da província, pôde escolher por ali permanecer e ficou por 20 anos. 

“O Elisa Maria foi uma escolha para mim. Eu tenho esse povo em meu coração, tem dificuldades, mas tem muita coisa a fazer, aqui acontece muita coisa bonita”, salientou em entrevista à Pascom Brasilândia, em fevereiro de 2017.

 

PRIMEIROS CAMINHOS

Além de São Paulo, Irmã Clara viveu no Paraná, onde atuou como professora, em um local com muitos adultos analfabetos e precariedades estruturais. 

Em Pirajuí (SP), trabalhou por cinco anos em uma unidade feminina da Febem, atual Fundação Casa. Diariamente, as internas passavam algumas horas dialogando com a Religiosa, o que com o tempo gerou fortes mudanças no comportamento das adolescentes.

 

LEGADO

Irmã Clara atuou fortemente por melhorias nos bairros de abrangência da Região Brasilândia. Dentre as incontáveis obras, criou com apoio de lideranças da Comunidade Nossa Senhora de Fátima a Associação Sociocultural Madre Teresa de Jesus.

A Associação em sua história, já contemplou e fixou parcerias com projetos do Mova (Alfabetização de Jovens e Adultos), Agente Jovem, aulas de teatro e dança, Curso Pré-Vestibular Preparando o Futuro e CCA Elisa Maria (centro para crianças e adolescentes).

Além disso, contribuiu com a discussão para o descarte irregular de lixo no local, que hoje conta com a presença do Projeto Nossa Vila Limpa.

Também cobrou da Prefeitura a instalação de iluminação de LED em todas as ruas do bairro, inclusive no alto dos morros.

Lutou pessoalmente pela construção do AMA Jardim Elisa Maria, que hoje passa pela transição para se tornar UBS, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no bairro de Pirituba.

 

HOMENAGEM

Na sexta-feira, 27, no Colégio Nossa Senhora das Dores, na Casa Verde, houve a missa de corpo presente celebrada por Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito de Blumenau (SC) e amigo da Irmã Clara. Na celebração, familiares, lideranças religiosas e políticas e representantes da comunidade prestaram a última homenagem à Religiosa. 

Na homilia, Dom Angélico enfatizou as grandes lutas da Religiosa e o caminho percorrido por ela, principalmente na periferia da Brasilândia, juntos aos mais pobres.

A missa de 7º dia da Irmã Clara acontecerá no sábado, 5, às 19h30, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima (rua Rômulo Naldi, 68, no Jardim Elisa Maria).