Movimento Apostólico de Schoenstatt comemora 55 anos dos Santuários Lar

A A
Atualmente, no Jaraguá, na Região Brasilândia, 54 casais que pertencem à Liga de Famílias de Schoenstatt tiveram seus respectivos Santuários Lar
Publicado em: 14/11/2018 - 13:00
Créditos: Redação

O Movimento Apostólico de Schoenstatt comemora, em 18 de novembro, os 55 anos dos Santuarios Lar. 

Em 1933, Padre Kentenich, fundador do movimento, motivou as famílias que levassem a imagem da Mãe de Deus para suas casas e lhe dessem lugar de honra. O local da casa que recebe a imagem foi chamado de Santuário Lar. 

Atualmente, no Jaraguá, 54 casais que pertencem à Liga de Famílias de Schoenstatt têm seus respectivos Santuários Lar. O primeiro é de 1989. 

 

COMO CONQUISTAR UM SANTUÁRIO LAR?

Após reuniões, orações e missa, o Padre vai até as casas e deixa os objetos abençoados. É comum em tempos litúrgicos como no Advento, Natal e Paixão de Cristo ornamentar o Santuário Lar com coroas de Advento, presépio e até cobrir a Cruz na semana Santa, o que se transforma numa excelente catequese para os fi lhos. Também se coloca uma caixinha de orações com pedidos e oferecimentos por escrito, que podem ser queimados. Trata-se de um bom lugar para reunir a família para rezar o Terço e se entregar a cada dia aos cuidados de Deus.

 

CRIAR UMA ATMOSFERA RELIGIOSA 

Em visita a uma família, em Milwaukee, nos Estados Unidos, o Padre Kentenich disse: “A ausência de uma atmosfera religiosa será uma grande ameaça. De onde virá, então, esta atmosfera religiosa? Onde ela deverá crescer? Em cada família, em seus lares. É por isso que eu gosto de usar esta frase quando consagro um Santuário Vivo: ‘Esta é uma ilha fl utuante’. Nós somos pequenas ilhas no Espírito de Cristo, e poderíamos dizer o espírito de Schoenstatt, está no lar e ao mesmo se espalhando” 

Nesse sentido, viver e ter uma atmosfera religiosa em casa pode ser a forma de vinculação à Cristo, aos irmãos e à Igreja.