Paróquia Santa Cruz de Itaberaba realiza oficina de fotografia

A A
Dom Eduardo com organizadores da celebração que recorda os 40 anos da 3ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano
Publicado em: 27/02/2019 - 12:45
Créditos: Redação

Conduzida pela fotógrafa Taíse Cortês, aconteceu no dia 20, na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, no Setor Freguesia do Ó, a 1ª Oficina de Fotografia, organizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) paroquial.

Estiveram na atividade membros da comunidade paroquial e agentes da Pascom de outras paróquias. Foi uma formação iminentemente prática, que partiu das experiências dos participantes e de Taíse, que integra a Pascom na Região e na Paróquia São Luís Gonzaga, no Setor Pereira Barreto.

Foram também reforçados pontos referentes à postura e ação do fotógrafo durante uma celebração litúrgica, ressaltando-se a indicação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, publicado pela CNBB, “[...] com a evolução das tecnologias de amplificação de imagem e som, as Igrejas são beneficiadas com os aparatos técnicos que contribuem para maior visibilidade, compreensão e participação da celebração litúrgica. Cuide-se, no entanto, que eles não ocupem o centro da relevância e da atenção em relação à Palavra e ao rito sacramental, e não criem ambiente de dispersão e de distração. Antes, colaborem para que os fiéis participem de forma ativa e reflexiva das celebrações eucarísticas”.

Os participantes ainda puderam fazer um momento de prática fotográfica utilizando o espaço litúrgico da igreja, no qual exercitaram os temas referentes à melhoria do olhar fotográfico: composição fotográfica, iluminação, posicionamento do fotógrafo, entre outros.