Região Brasilândia realiza Semana de Formação Bíblica 2018

A A
O tema deste ano foi sabedoria
Publicado em: 05/09/2018 - 12:15
Créditos: Redação
Paroquia Santa Cruz Itaberaba

Entre os dias 27 e 30 de agosto foi realizada a Semana de Formação Bíblica 2018, na região Brasilândia. As discussões aconteceram em 4 núcleos: Paróquia Santo Antônio (Setor Dom Paulo); Paróquia São José (Setor Perus); Paróquia São Luiz Gonzaga (Setor Pereira Barreto e Jaraguá) e Paróquia Santa Cruz Itaberaba (Setor Freguesia do Ó e São José Operário).

A Semana Bíblica refletiu este ano sobre o Livro Sabedoria. As reflexões ocorrem anualmente e buscam desenvolver cada vez mais o conhecimento religioso entre os fiéis.

 
LIVRO DA SABEDORIA                               

O Livro da Sabedoria (ou Sabedoria de Salomão) é um dos maiores livros deuterocanônicos da Bíblia. Possui 19 capítulos. É normalmente atribuído a Salomão, porém algumas vertentes indicam que foi escrito por um judeu de Alexandria.

O livro contém duas partes gerais, os nove primeiros capítulos tratam da Sabedoria sob o seu aspecto mais especulativo e os últimos dez capítulos relacionados com a sabedoria de uma perspectiva histórica.

O autor, profundamente alimentado pelas Escrituras e pela consciência histórica do seu povo, escreve o livro que procura de todos os modos reforçar a fé e ativar a esperança, relembrando o patrimônio histórico-religioso dos antepassados. Ele ensina a verdadeira sabedoria que conduz a uma vida justa e à felicidade. Não se trata da cultura que se conquista pelo pensamento, mas da sabedoria que vem de Deus, opondo-se à idolatria e à vida injusta que nasce dela. Esta sabedoria divina guiou magistralmente a história do povo de Deus, revelando que a verdadeira felicidade pertence aos amigos de Deus. Em outras palavras, o autor quer mostrar que a sabedoria ou senso de realização da vida não é apenas um fruto do esforço do homem, mas é em primeiro lugar um dom que Deus concede gratuitamente aos seus aliados.

(Com informações de O SÃO PAULO e Região Episcopal Brasilândia)