Setor Dom Paulo Evaristo realiza formação para ministros da Palavra

A A
Estiveram na formação os ministros da Palavra das sete paróquias do Setor Bom Pastor, Nossa Senhora do Carmo, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha
Publicado em: 20/03/2019 - 11:15
Créditos: Redação

Conduzida pelo Padre Sidnei Fernandes Lima, aconteceu entre os dias 11 e 16, na Paróquia Santo Antônio da Brasilândia, no Setor Dom Paulo Evaristo, a Semana de Formação para ministros da Palavra, organizada pelas paróquias que compõem o Setor.

Estiveram na formação os ministros da Palavra das sete paróquias do Setor _ Bom Pastor, Nossa Senhora do Carmo, Santa Rita de Cássia, Santa Teresinha, Santo Antônio da Brasilândia, São José Operário e São Francisco de Assis.

Foi uma formação teórico-prática, que partiu das experiências dos participantes e do Padre Sidnei, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e Professor de Teologia.

Foram também reforçados pontos referentes à postura, dignidade e atuação dos ministros da Palavra durante a celebração litúrgica, ressaltando-se a indicação do Documento 52, publicado pela CNBB: “‘Entre as formas celebrativas que se encontram na tradição litúrgica, é muito recomendada a celebração da Palavra de Deus’, para o alimento da fé, da comunhão e do compromisso do Povo de Deus. Ela é ação litúrgica reconhecida e incentivada pelo Concílio Vaticano II: ‘Incentive-se a celebração da Palavra de Deus nas vigílias das festas mais solenes, em algumas festas do Advento e da Quaresma, como também nos domingos e dias santos, sobretudo naqueles lugares onde falta o padre’”, conforme orientação da 32ª Assembleia Geral da CNBB, em 1994.

Os participantes ainda realizaram a prática da leitura orante da Palavra de Deus na primeira meia hora de cada dia, quando leram, meditaram, oraram, contemplaram e estudaram as leituras litúrgicas referentes ao 2º Domingo da Quaresma.