Capela Sagrada Família e Santa Paulina celebra o dia da padroeira

A A
A Capela Sagrada Família e Santa Paulina, onde estão os restos mortais de Santa Paulina, celebrou o dia 9 de julho com grande alegria e gratidão
Publicado em: 14/07/2021 - 08:30
Créditos: Renata Quito

A movimentação de devotos e devotas foi grande durante todo o dia. Para acolher bem e com segurança todos os fiéis, a programação contou com cinco missas. Logo na primeira celebração do dia, às 8 horas, a Capela recebeu o sr. Geraldino Rodrigues Pereira, que veio à pé de Presidente Prudente, interior de São Paulo, para agradecer uma graça alcançada por intercessão de Santa Paulina.

Além de muitos padres, religiosos e religiosas, Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Ipiranga, estiveram na Capela celebrando esta data especial.

Santa Paulina no coração da cidade de São Paulo

A imagem de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus foi entronizada na Catedral da Sé, na capital paulista, na terça-feira (06). A celebração faz parte das comemorações do dia de Santa Paulina, que será celebrado na próxima sexta-feira (09). A imagem saiu da Capela Sagrada Família e Santa Paulina, no Ipiranga, onde estão os restos mortais da primeira santa canonizada no Brasil, e seguiu em carro aberto pelas ruas da cidade até a Catedral.

Santa Paulina foi acolhida pelos fiéis e homenageada durante a homilia do padre Helmo Cesar Faccioli, auxiliar do Cura da Catedral, que presidiu a missa. Também participaram deste momento especial algumas Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Congregação fundada por Santa Paulina; membros da Família Madre Paulina (FAMAPA), colaboradores e o padre Rodrigo Pires, capelão da Capela Sagrada Família e Santa Paulina.

“Diante de Santa Paulina podemos meditar em quantos medos ela venceu na missão que Deus a confiou. Uma mulher frágil e, ao mesmo tempo, uma mulher fortíssima. Imaginemos as preocupações que ela viveu nos dias da sua história: doentes, crianças e idosos abandonados. Ela venceu porque confiou em Deus”, refletiu o presidente da celebração.

Irmã Rosacy Soares Costa, vice-coordenadora geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, ao final da celebração, contou um pouco da história de Santa Paulina e relatou a preocupação que tinha com os pobres. "Mulher dedicada, viveu uma doação sem imites.  

Neste momento que a humanidade sofre com a pandemia, não é por acaso que trouxemos a imagem de Santa Paulina. Mulher que olhou para os pobres, humilhados e sofredores. Milhares de pessoas pobres, marginalizadas, indefesas e vulneráveis ficam pela Praça da Sé. Santa Paulina já olha lá do céu por este povo e vai continuar olhando. Assim como Santa Paulina, possamos viver este espírito de fé, de humildade, simplicidade, doação, especialmente em favor dos mais pobres e necessitados", concluiu Irmã Rosacy.