Casa da Solidariedade completa 20 anos de história

A A
Dom José Roberto Fortes Palau preside missa na Casa da Solidariedade, no sábado, dia 16
Publicado em: 20/03/2019 - 11:15
Créditos: Redação

Dom José Roberto Fortes Palau preside missa na Casa da Solidariedade, no sábado, dia 16

Raimundo Périllat e outros membros da Pastoral Operária, ao saberem da existência de uma casa da Igreja na rua Gravi, que à época estava sem nenhuma função social, foram a Dom Celso Queiroz, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Episcopal Ipiranga naquele período, e solicitaram esse espaço como gesto concreto da CF 1999, com o objetivo de desenvolver ali atividades de solidariedade aos desempregados. Dom Celso concordou e, no dia 6 de março, abençoou o local ao inaugurá-lo.

Após algumas reflexões, no ano de 2007 em um seminário interno, foi escolhido como missão para essa casa: acolher, formar e organizar os trabalhadores, sobretudo os desempregados (as), vítimas da exploração, da opressão, da exclusão, promovendo e incentivando o seu envolvimento e engajamento na casa e nas comunidades. Também foram definidos os princípios de agir sempre democraticamente e de forma respeitosa; cultivar a alegria, o entusiasmo, a humildade, o espírito de solidariedade e justiça, o espírito de acolhida; cultivar a união, a harmonia e a integração; comprometer-se com o anúncio e a vivência dos valores evangélicos; com a transformação social; com os trabalhadores, sobretudo, os explorados e oprimidos; desenvolver a sinceridade e o perdão; desenvolver a comunicação, a relação aberta e transparente; trabalhar coletivamente e agir com espírito de equipe. O lema escolhido foi “O desemprego mata, mas a justiça e a solidariedade fazem renascer a vida e a esperança”.

Hoje existem várias atividades sociais desenvolvidas na Casa da Solidariedade, tais como Curso de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova); Corte e Costura e Reparos de Roupas; Cursinho Pré-Vestibular; Desenho Artístico; Eletricista Instalador Predial; Espanhol; Informática; Teclado e Violão. Há também os seguintes coletivos: Mulheres (Terceira Idade); Pessoas em Situação de Rua; Pastoral Operária e de Formação. E, ainda, os seguintes serviços: bazar solidário; atendimento de assistência social; atendimento psicológico e descomplicando o celular.

Para celebrar os 20 anos dessa caminhada, aconteceu no sábado, 16, uma missa presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, concelebrada por outros sacerdotes, entre os quais o Padre Benedito Vicente, Assessor Eclesiástico Regional da Pastoral Operária.