Festival na Lateranense em preparação ao Sínodo dos Jovens

A A
A iniciativa quer compreender melhor o que pulsa no coração dos jovens, o que pode inspirar as suas vidas e a da nossa sociedade.
Publicado em: 06/02/2018 - 14:00
Créditos: Redação com Rádio Vatiano

“Qual Igreja dos jovens?” é o tema do Festival Internacional da Criatividade, a ser realizado na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, nos dias 9 e 10 de março. Esta segunda edição tem o patrocínio do Sínodo dos Bispos.

A iniciativa inspira-se precisamente no Sínodo dos Jovens convocado pelo Papa Francisco para outubro próximo e nasce da colaboração entre o ateneu pontifício, a Villanova University da Pensilvânia e Creativ, realidade de formação especializada em gestão pastoral.

Entrevistado pelo Vatican News, o reitor da Lateranense, Mons. Enrico Dal Covolo, sublinhou a importância do evento sinodal para o mundo universitário.

Sínodo, debate positivo e fecundo para toda a juventude

“Em nossa universidadeexplica Mons Dal Covoloestão representados jovens de todos os continentes. Se acende, portanto, um debate entre jovens de estratos culturais muito diferentes, precisamente sobre temáticas da e do discernimento vocacional".

O reitor da Lateranense acrescenta que, “no que tange à fé, os desafios dos jovens europeus são muito diferentes daqueles dos jovens africanos ou asiáticos. Hoje a fé da juventude na área euro-atlântica é tentada por várias filosofias do absurdo, pelo consumismo. É muito diferente o panorama de outras culturas extra europeias”.

Para Dal Covolo portanto, “este confronto, quando se realiza verdadeiramente, criticamente e à luz da Palavra de Deus – como deveria acontecer em uma universidade – é muito positivo e fecundo”.

Portanto, que contribuição uma iniciativa como o Festival da Criatividade da Lateranense pode oferecer à Assembleia Sinodal?

“Parece-me – responde Mons Dal Covolo – muito significativo e promissor que o coração pulsante deste evento, o festival da Criatividade, seja o Creativ Pastoral Lab, isto é, o grande laboratório de ideias para reformular novos modelos de Igreja, precisamente por meio do olhar das novas gerações”.

Isto – acrescenta – “a partir de uma pergunta central: qual Igreja dos jovens? Que Igreja se espera dos jovens? Esta pergunta central que nós iremos propor, brota da afirmação do Papa Francisco: “Um mundo melhor se constrói também graças a vocês, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade”.

Laboratórios para premiar ideias inovadoras dos jovens

Guiados pelo professor Giulio Carpi, diretor da Escola Internacional de Gestão pastoral da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, o Festival será caracterizado pela presença de grandes personalidades da Igreja e da cultura, e será articulado em convenções, laboratórios e “mesas de boas práticas”.

Por fim, em relação à edição do ano passado, soma-se um concurso internacional em que serão premiadas ideias inovadoras dos jovens no âmbito da realidade eclesial.

Repensar a Igreja a partir dos jovens

“Este festival dedicado aos jovens – explica o prof. Carpi – quer compreender melhor o que pulsa em seus corações, o que pode inspirar as suas vidas e a da nossa sociedade, mas também para sabermos nos deixar acompanhar por eles, em um estilo de reciprocidade”.

Certamente – completa – “este será um dos objetivos mais importantes que nós queremos introduzir nesta edição. Por isto, é uma edição dedicada ao tema da gestão pastoral, ao tema do bem, feito bem”.

Para o professor, “é útil uma reflexão mais profunda, capaz de ajudar a repensar a fundo os modelos e a forma do anúncio. Neste sentido, o evento chave deste Festival será o Creativ Pastoral Lab: um grande incubador de ideias, para escutar os jovens, repensar a Igreja entre os jovens e quais modelos para a Igreja de hoje e do próximo futuro”.