Imagem peregrina à Paróquia N. Sra. das Mercês

A A
Imagem peregrina foi recebida por fiéis da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no dia 2
Publicado em: 13/06/2018 - 12:00
Créditos: Redação
Caroline Dupim

No dia 2, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, no Setor Pastoral Anchieta, recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora das Mercês em comemoração aos 800 anos da fundação da Ordem Mercedária e da devoção a esse título mariano. 

A imagem peregrinará na comunidade mercedária de São Paulo até o dia 3 de julho. Durante a visita, a ela irá passar pela matriz paroquial, pelas comunidades que compõem a Paróquia, pelo Centro Social, Colégio Mercedário, Colégio Regina Mundi e conventos religiosos mercedários, dos ramos masculino e feminino, presentes na Arquidiocese de São Paulo.

Para acolher a imagem peregrina, as pastorais da Paróquia Nossa Senhora das Mercês organizaram um sarau com música, teatro e poemas. Os fiéis ofertaram rosas para homenagear Nossa Senhora das Mercês e expressar sua devoção. Também puderam deixar suas mensagens escritas em um painel de agradecimentos. 

Todos os religiosos da comunidade mercedária estiveram na acolhida para celebrar junto com os leigos o Jubileu dos 800 anos da Ordem de Nossa Senhora das Mercês. 

A imagem é uma réplica da que é venerada na Basílica de Nossa Senhora das Mercês, em Barcelona, na Espanha. São Pedro Nolasco, fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, teve um sonho com Nossa Senhora pedindo que iniciasse uma ordem religiosa em favor da libertação dos cativos. Com base nisso, ele descreveu para um artista sacro como era a aparência na qual a Virgem Maria se apresentou, e, então, a imagem foi esculpida. Em comemoração aos 800 anos, uma réplica dessa imagem foi entregue para cada uma das províncias da Ordem Mercedária no mundo inteiro, e, no Brasil, uma réplica está peregrinando durante este ano pelas comunidades religiosas em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Piauí, além do Distrito Federal.