Leigos Dehonianos realizam formação no Jabaquara

A A
‘A Família Dehoniana como Família Carismática’ é tema de encontro realizado em São Paulo
Publicado em: 27/02/2019 - 12:30
Créditos: Redação

No último fim de semana, dias 23 e 24, aconteceu a Formação Anual dos Leigos Dehonianos da Província BSP (Brasil-São Paulo). O encontro foi realizado no Instituto Meninos de São Judas Tadeu, no bairro do Jabaquara.

Conforme Philomena Pina Figueiredo Bussab, coordenadora dos Leigos Dehonianos do Setor 1 (São Paulo e Barretos), houve a presença majoritária de leigos de São Paulo, do Vale do Paraíba, das cidades mineiras de Lavras, Varginha e Baependi, dos municípios paranaenses de Terra Boa e Indianópolis, além dos estados do Rio de Janeiro e Maranhão.

O tema central foi “A Família Dehoniana como Família Carismática”, apresentado pelo coordenador-geral Vicente Bruno Cavalcanti de Oliveira e pelo Sacerdote Assessor dos Leigos Dehonianos da Província, o Padre Túlio Marcos Ribeiro Corrêa.

No início do encontro, falou-se sobre o carisma do Padre Dehon, fundador da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Um dos assuntos abordados foi a “Igreja e Carisma e a procura de um dom”. Um dom vem ativado à categoria da gratuidade, como grande via sobre a qual todos se movem para construir a Família Dehoniana. São três as formas de expressão: Unidade Carismática, Unidade Orante e Unidade Social.

Depois de ser explicado detalhadamente cada uma delas, foram apresentados também os temas: “Tipos e estruturas de carismas”; “A diversidade de vocações em uma única família”; “Ensinamentos antropológicos da família”; “Alcance eclesial da Família: Discernimento – Complementariedade e Comunhão” e “Forma organizativa da Família Dehoniana”.

Após essa formação, foi apresentado o novo Projeto de Vida que os Leigos Dehonianos devem seguir para um bom andamento do grupo, e, em seguida, houve a entrega dos calendários de eventos, reuniões gerais, retiros e assembleias até 2021.