Para melhor responder às urgências da evangelização

A A
Abertura da etapa regional do sínodo arquidiocesano no Ipiranga acontece na Paróquia Imaculada Conceição, dia 30
Publicado em: 03/04/2019 - 12:15
Créditos: Redação

Representantes de paróquias, áreas de pastoral, movimentos eclesiais e congregações religiosas participaram, no sábado, 30 de março, da solene celebração de abertura da etapa regional do sínodo arquidiocesano na Região Episcopal Ipiranga, realizada na Paróquia Imaculada Conceição. A celebração foi presidida por Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga.

Envolta pelo hino do sínodo arquidiocesano, que convoca a todos para “o Evangelho de Jesus anunciar”, a celebração teve momentos de acolhida de Para melhor responder às urgências da evangelização imagens de Nossa Senhora, dos Santos e Bem-aventurados da cidade de São Paulo e, também, do 12º Plano de Pastoral da Arquidiocese.

Dom José Roberto enfatizou que, durante todo o sínodo, a Igreja em São Paulo refletirá sobre o melhor modo de responder às urgências da evangelização na cidade, especialmente após a leitura dos dados das pesquisas realizadas no ano passado. A necessidade de uma melhor formação doutrinal, bíblica e moral para a vivência de fé dos católicos, a participação nas celebrações eucarísticas e o encontro com as pessoas afastadas da Igreja são desafios que requerem um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” de toda a Igreja.

Todo o caminho sinodal deverá ser orientado pela Palavra de Deus, pois é pela pregação da Palavra e pelo testemunho dos cristãos que a fé será suscitada. Ouvindo a Palavra, renovando as promessas do Batismo e fazendo a profissão da fé católica, os participantes receberam os subsídios contendo os resultados dos dados das pesquisas realizadas em 2018, as orientações para a etapa regional do sínodo arquidiocesano e a mais recente Carta Pastoral do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.

Ao fim da celebração, o Padre Pedro Luiz Amorim, Coordenador Regional de Pastoral, convocou a todos para o momento de estudo e reflexão da etapa regional do sínodo arquidiocesano, que será realizado em maio.

(Apuração: Nei Márcio) (Edição: Daniel Gomes)