Pastoral da Saúde Regional inicia um processo de reestruturação

A A
A reestruturação acontecerá a partir da atuação da Pastoral nas paróquias.
Publicado em: 27/06/2018 - 11:15
Créditos: Redação
Caroline Dupim

Na sexta-feira, 22, a Pastoral da Saúde promoveu uma tarde de formação na Sede Regional do Ipiranga. Participaram 81 pessoas. Padre João Inácio Mildner, Assistente Eclesiástico Arquidiocesano da Pastoral da Saúde, conduziu o encontro. 

O evento aconteceu em virtude do processo de reestruturação da Pastoral da Saúde Regional. Neste ano, a Pastoral acolheu seu novo Assistente Eclesiástico Regional, o Padre Palmiro Paes que, desde então, tem trilhado um caminho para uma reestruturação, partindo da atuação da Pastoral nas paróquias. 

Já foi constatado que todas as paróquias da Região Ipiranga possuem um olhar para os doentes, tendo agentes que se empenham em visitar, acompanhar e rezar com os doentes, que muitas vezes não têm condições de ir até a igreja. São aproximadamente 317 pessoas que realizam trabalhos pastorais junto aos enfermos. 

Segundo Padre Palmiro, “nem todas as paróquias possuem a Pastoral da Saúde propriamente dita, mas existem agentes que visitam os doentes. Estamos conversando e levando os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão a se prepararem, organizarem e se orientarem, para realizar esse trabalho nas comunidades com os doentes”. Além da realidade paroquial, também está sendo reorganizada a área hospitalar, com cinco hospitais sendo atendidos pela Pastoral da Saúde. Por mês, nesses hospitais, há uma média de quase mil enfermos atendidos. 

A participação da formação foi efetiva. “A resposta está sendo bem positiva. Fiquei surpreso com o número de agentes nesta sexta-feira. E, pensando mais à frente, estamos elaborando mais formações como essa para o segundo semestre. A próxima será em setembro. O grande objetivo de imediato é capacitar os agentes que já estão em atuação. O povo tem sede de formação, vemos o resultado nessa resposta de 87 participantes em uma sexta-feira de Copa do Mundo com o Brasil ganhando”, afirmou Padre Palmiro.