Pesquisadores do Sínodo da Região Ipiranga confraternizam e discutem as pesquisas

A A
Na noite da sexta-feira, 22/10, Dom José Roberto Fortes Palau, se reuniu, na sede regional, com os leigos que se voluntariaram para auxiliar no Sínodo Arquidiocesano de São Paulo.
Publicado em: 06/11/2018 - 14:00
Créditos: Pe. Pedro Luiz Amorim

Esse encontro foi um momento simbólico de agradecimento e reconhecimento pelo esforço e disposição que estes leigos doaram para o serviço da Igreja de São Paulo. Foi uma noite de alegria e escuta, onde começou com um coquetel para os pesquisadores juntamente com o bispo. Ali puderam confraternizar, trocar ideias e impressões sobre o trabalho realizado.

Em um segundo momento, os pesquisadores receberam em primeira mão, os dados das pesquisas da Arquidiocese de São Paulo. Ficaram impressionados com o resultado e foram lembrados que o sucesso desde trabalho, é destinado a eles que tanto se esforçaram. Dom José Roberto, dirigindo-se a eles, disse o quanto foi valoroso o trabalho e que ele sabe o tamanho esforço empregado, as dificuldades, referindo-se especialmente ao número de recusas, que na Região Ipiranga foi quase tão grande quanto o número de pesquisas feitas e que em meio a este cenário, mostra o amor que esses leigos e leigas tem pela igreja em São Paulo.

Foi um momento importante para escutar os pesquisadores, alguns de dispuseram a falar, as preocupações e as experiências foram as mais diversas. Em geral, todos afirmaram que foi uma experiência única em suas vidas e em suas caminhadas cristãs. Foi possível notar também, que há uma preocupação com os jovens, primeiro em encontra-los no processo de pesquisa e depois essa preocupação surge ao perceber que eles em suas vidas cristãs, porque se afirma católicos, vivem em uma realidade muito distante daquilo que é a própria proposição da Igreja em relação a eles. Há ainda uma questão importante que é o fato de que percebem que existem muitos católicos que só são católicos de nome, mas que desconhecem muito o que é viver a fé, o que é de fato viver esse ser cristão católico e seguir o evangelho e os ensinamentos da Igreja. Também afirmam em geral algumas preocupações com o testemunho dos próprios católicos, nas comunidades e sobretudo, uma preocupação pontual, com os jovens.

A fase de pesquisas paróquias foram encerrados no dia 10 de outubro de 2018. A próxima etapa são as assembleias paroquias, que na Região Ipiranga já estão sendo realizadas, que avaliam os resultados dos dados colhidos.