Pesquisadores regionais do sínodo compartilham ações realizadas

A A
Pesquisadores do sínodo arquidiocesano no Ipiranga estiveram em encontro com Dom José Roberto
Publicado em: 06/11/2018 - 12:45
Créditos: Redação

Em 22 de outubro, Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, reuniu-se, na sede regional, com os leigos que se voluntariaram para auxiliar na pesquisa do sínodo arquidiocesano de São Paulo. 

Esse encontro foi um momento de agradecimento e reconhecimento pelo esforço e disposição desses leigos para com o serviço da Igreja em São Paulo. A noite começou com um coquetel com o Bispo e os pesquisadores. Ali, puderam confraternizar, trocar ideias e impressões sobre o trabalho realizado. 

Em um segundo momento, os pesquisadores receberam, em primeira mão, os dados das pesquisas da Arquidiocese de São Paulo. Dom José Roberto, dirigindo-se a eles, disse o quanto foi valoroso o trabalho e que sabe o tamanho esforço empregado, as dificuldades, referindo-se especialmente ao número de recusas, que na Região Ipiranga foi quase tão grande quanto o número de pesquisas feitas e que esse cenário mostra o amor que esses leigos têm pela Igreja em São Paulo. 

Alguns pesquisadores se dispuseram a falar sobre as preocupações e as experiências da pesquisa. Em geral, todos afirmaram que foi uma experiência única em suas vidas e em suas caminhadas cristãs. Foi salientada também uma preocupação com os jovens, devido à dificuldade de encontrá-los no processo de pesquisa, além do fato de muitos jovens que se declaram católicos viverem afastados da Igreja. Os pesquisadores também afirmaram, em geral, algumas preocupações com o testemunho dos próprios católicos nas comunidades.

A fase de pesquisas paroquiais foi encerrada em 10 de outubro. A próxima etapa são as assembleias paroquiais, que na Região Ipiranga já estão sendo realizadas para avaliar os resultados dos dados coletados.