‘Santa Paulina, Sal da Terra e Luz do Mundo’

A A
A fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, foi canonizada em 19 de maio de 1992 por São João Paulo II.
Publicado em: 04/07/2018 - 12:15
Créditos: Redação
Luciney Martins/O SÃO PAULO

No dia 9 de julho, a Igreja celebra a festa de Santa Paulina, fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. 

Mulher sensível, corajosa, de um coração sem fronteiras e profunda vida de oração. Seu legado carismático é a sensibilidade para perceber e a disponibilidade para servir aos mais necessitados. 

Este ano, em sintonia com o Ano Nacional do Laicato, a festa tem como lema “Santa Paulina, Sal da Terra e Luz do Mundo!” E, para celebrar a festa litúrgica de Santa Paulina, agradecendo a Deus pelo testemunho deixado por ela, na segunda-feira, 9, na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, onde estão os restos mortais da primeira santa do Brasil, haverá missas em três horários: às 10h, 13h e 17h, esta última presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. 

Durante todo o dia, a Capela e o Memorial Santa Paulina estarão abertos para oração e visitação. A festa também contará com barracas de churrasco, bebidas, bolos e doces. 

 

SANTA PAULINA 

Chamava-se Amábile Lúcia Visintainer e nasceu em Vígolo Vattaro, em Trento, na Itália, em 16 de dezembro de 1865. Imigrou com sua família para o Brasil, aos 9 anos de idade. Desde criança, seu desejo era servir a Deus na pessoa dos irmãos. A vontade de servir foi confirmada por um sonho de Amábile com Nossa Senhora, que lhe disse: “Quero que comeces uma obra”. 

No dia 12 de julho de 1890, com a amiga Virgínia Nicolodi, Amábile acolheu e cuidou de Ângela Lúcia Viviani, doente de câncer, dando início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, na cidade brasileira de Nova Trento (SC). 

Santa Paulina viveu os últimos 24 anos de sua vida no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), dedicando-se aos ex-escravos idosos, órfãos e pobres. Faleceu aos 77 anos, na Casa Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em São Paulo, no dia 9 de julho de 1942, com fama de santidade; pois viveu em grau heroico as virtudes da fé, esperança e caridade. Foi beatificada em 18 de outubro de 1991 e canonizada (proclamada como a Primeira Santa do Brasil) em 19 de maio de 1992 por São João Paulo II.

 

MEMORIAL

O Memorial Santa Paulina está localizado junto à Casa Geral da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), um dos principais cenários da história de Santa Paulina. Foi nesse espaço que a primeira Santa do Brasil passou os últimos 24 anos de sua vida, até partir para a morada do Pai, deixando este ambiente impregnado pelo perfume de sua santidade.

O Memorial apresenta a vida, ideais e missão da primeira Santa do Brasil e a expansão missionária de sua obra, por meio dos seguidores do seu carisma, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição e os leigos e leigas da Família Madre Paulina (Famapa). 

O espaço é dividido em salas, onde estão expostos quadros, documentos, fotos, mobílias, imagens e objetos diversos, que contam a trajetória histórica de Santa Paulina. No local, o visitante encontra o oratório onde ela fazia suas orações e recebia a comunhão; a cronologia de sua vida; objetos de uso pessoal; o quarto onde faleceu, bem como o caixão em que foi sepultada; fotografias históricas; a sala onde ocorrem as eleições da Congregação; e o porão, onde Santa Paulina confeccionava flores, mesmo com o braço amputado por conta do diabetes. Também estão preservados os objetos que ela utilizava, como a mesa, a cadeira e todos os instrumentos necessários para a fabricação dos adereços. A peça mais recente do Memorial é o busto de Santa Paulina em tecnologia 3D. 

O Memorial Santa Paulina fica na Avenida Nazaré, 470, no Ipiranga, em São Paulo (SP), e está aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 13h às 17h, e aos domingos e feriados, das 10h às 17h. O telefone para contato é o (11) 2271-0077.

 

SANTUÁRIO

Além do Memorial Santa Paulina, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição conta com o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), onde os devotos e todas as pessoas que queiram conhecer mais sobre a história da primeira Santa do Brasil podem fazer uma experiência de fé e oração em meio à natureza. No Santuário, o visitante pode passear, orar e contemplar a natureza pelo verde da paisagem, bem como pela beleza das flores, cachoeiras, animais, pássaros e belas trilhas. O Complexo, além do templo, abrange uma réplica do casebre, a Capela das Irmãs, a Casa do Colono, a Casa das Graças, a Capela Nossa Senhora de Lourdes, o Museu da Seda e o Cenário Vivo da Vida de Santa Paulina. Também dispõe de uma estrutura de qualidade com restaurante próprio, hospedagem e loja de lembranças que possibilitam a todos que visitam o Santuário desfrutar de ricos momentos.
 

SERVIÇO:

Festa de Santa Paulina

Data: 9 de julho (segunda-feira)

Horário: 10h às 18h; com missas às 10h, 13h e 17h

Local: Capela Sagrada Família e Santa Paulina

(Avenida Nazaré, 470, no Ipiranga)

Telefone: (11) 2271-0077