Carta aos Filipenses é tema do retiro do clero

A A
A caridade pastoral a partir da Carta aos Filipenses foi tema central de retiro do clero atuante na Região Episcopal Lapa
Publicado em: 22/05/2017 - 14:45
Créditos: Jornal O São Paulo

Aconteceu entre os dias 8 a 12 na Casa de Encontro das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, em São Roque (SP), o retiro anual do clero atuante na Região Episcopal Lapa, com pregação de Dom Edson Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM). Ele tratou do tema “A caridade pastoral a partir da Carta aos Filipenses”.

O retiro foi iniciado na segunda-feira, 8, com missa presidida pelo Cardeal Scherer, arcebispo de São Paulo. Ao lon- go dos dias, houve outras missas, orações marianas e vários momentos de adoração eucarística.

Dom Edson, em suas meditações, falou também de sua experiência como bispo de uma diocese cujo território de 286.866 km² é maior que o Estado de São Paulo (248.209 km²), de modo que para visitar as paróquias mais distantes só consegue chegar de barco e às vezes somente a pé, após três ou quatro dias de viagem. A Diocese de São Gabriel da Cachoeira abrange 100 mil pessoas, das quais 95% são indígenas que pertencem a 23 etnias, nas quais ainda hoje são faladas 18 línguas. No final do retiro, Padre Raimundo Rosimar fez uma homenagem a Dom Edson em nome do clero e o Padre Jorge Pierozan, mais conhecido como Padre Rocha, vigário episcopal da Região Lapa, agradeceu a disponibilidade do Bispo em pregar o retiro.