Clero se prepara para as assembleias paroquiais

A A
Dom Odilo participou da reunião do clero atuante na Lapa
Publicado em: 13/09/2018 - 14:30
Créditos: Redação
Padre Antônio Francisco Ribeiro

Aconteceu no dia 4, na Cúria da Região Episcopal Lapa, a reunião do clero com o objetivo de estudar o documento preparado pela Comissão Arquidiocesana do sínodo para as assembleias paroquiais.

Padre Antonio Francisco Ribeiro, após um momento de oração realizado na Capela da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, falou sobre o andamento das entrevistas que estão sendo realizadas nas paróquias e que, até o dia 15 de setembro, deverão ser concluídas. Disse ainda sobre um segundo questionário, a ser preenchido até a mesma data, que os padres e secretários deverão responder sobre cada paróquia, com dados sobre Batismo, Primeira Eucaristia, Crisma e Casamentos nos últimos dez anos.

Em seguida, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, apresentou o documento e orientações para as assembleias paroquiais, lendo o Regulamento do sínodo.

O terceiro momento do sínodo nas paróquias, em outubro, dedicado às assembleias paroquiais, terá a coordenação dos párocos e administradores paroquiais para refletir sobre a realidade pastoral e evangelizadora das paróquias, sua vitalidade eclesial e seus desafios e urgências. Cada paróquia fará no mínimo três sessões. Uma vez realizadas as assembleias paroquiais, deverá ser produzido um relatório sobre a vida e a missão da Igreja no âmbito paroquial, a partir do levantamento e das assembleias paroquiais, seguindo as orientações da Secretaria Executiva do sínodo.

As assembleias paroquiais situam-se ainda na fase preparatória (VER) do sínodo arquidiocesano. Assim, sua preocupação não será a de chegar a conclusões finais, mas a de contribuir para a tomada de consciência da realidade eclesial na Arquidiocese como um todo.