Começa a pesquisa do sínodo sobre a realidade paroquial

A A
Cardeal Odilo Pedro Scherer falou aos voluntários que farão o levantamento da realidade paroquial por conta do sínodo arquidiocesano.
Publicado em: 01/08/2018 - 13:00
Créditos: Redação

Angela Santos

Aconteceu no sábado, 28, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, no Setor Pastoral Lapa, a reunião com os entrevistadores que irão fazer o levantamento da realidade paroquial por meio do formulário preparado pela Comissão de Coordenação do sínodo. 

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, iniciou a reunião agradecendo a disposição dos voluntários de cada paróquia, e ressaltou a importância deste segundo momento do sínodo. Em seguida, explicou como devem ser realizadas as entrevistas, falou do uso do aplicativo que foi desenvolvido para facilitá-las, e, por fim, respondeu a algumas dúvidas. 

Participaram da reunião aproximadamente 50 entrevistadores. A eles foi repa

ssado o material para a entrevista: um colete e um boné personificado, com os símbolos do sínodo. Em breve, será distribuído também o crachá de identificação. 

Padre Antonio Francisco Ribeiro, Coordenador Regional de Pastoral, apresentou o planejamento das entrevistas nas paróquias e fez a distribuição dos trabalhos. Cada entrevistador ficou responsável pela entrevista em uma paróquia da Região Lapa, seguindo a recomendação de não atuar na própria paróquia. 

Como o número de paróquias da Região Lapa é de 35 e o de entrevistadores 50, algumas paróquias terão dois ou mais entrevistadores atuando. As paróquias envolvidas já estão anunciando nas missas que as entrevistas começaram e pedem que as pessoas recebam bem os entrevistadores em suas casas. 

Esta segunda fase do sínodo arquidiocesano nas paróquias deverá ser concluída dia 15 de setembro, quando a PUC-SP fará a tabulação e apresentará os resultados.