Missa fiéis defuntos

A A
Padre Messias celebra missa
Publicado em: 05/11/2020 - 11:30
Créditos: Redação

 

Padre Messias celebra missa no Dia de Finados na capela do Cemitério Municipal da Lapa.

JORNALISTA BENIGNO NAVEIRA COLABORADOR DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NO JORNAL O SÃO PAULO

Na manhã de segunda-feira, 2, às 10h, aproximadamente 80 pessoas participaram da celebração na comemoração de todos os fiéis defuntos, popularmente chamado de “Dia de Finados”, na capela que foi toda restaurada do Cemitério Municipal da Lapa, mais conhecido como “Cemitério das Goiabeiras”.

A missa foi coordenada pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Setor Leopoldina, que teria como celebrante o bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, Dom José Benedito Cardoso, que precisou substituir um padre de uma paróquia da Região no mesmo horário. A missa foi presidida pelo Padre Messias de Moraes Ferreira, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com a participação do Seminarista Vitor Norberto.

Antes de iniciar a celebração, o Padre Messias, apresentou o Administrador do Cemitério Ademilson Sales, que falou do projeto da reforma da capela e que ainda falta instalar a iluminação, onde poderão acontecer as celebrações das missas no período noturno.    

No inicio da missa, Padre  Messias falou que a morte sempre é um mistério por mais que seja a fé de uma pessoa. Ele pediu um minuto de silêncio para que todos rezassem em memória das pessoas já falecidas, em especial “aos fiéis defuntos sepultados neste cemitério e a todas as pessoas que trazemos no coração. Vamos confiá-las a Deus e vamos entregá-las na mão do Pai”.

Na homilia, o celebrante disse ser aquele um dia de muita saudade, em que “nos lembramos daqueles que viveram conosco, que nos acompanharam  em nossa vida, que foram grandes benfeitores nossos e já faleceram, dos quais temos muita saudade, isto não é uma coisa ruim: sentir saudade de  quem a gente ama, de quem nos amou”. O Padre ainda lembrou que é preciso que cada pessoa reze por si e pelos outros e pelos falecidos. “Quando rezamos pelos outros, movidos pelo nosso amor, pela nossa caridade, estamos intercedendo. A intercessão é um ato de amor, de gratuidade, em que a gente não está intercedendo em nós mesmo, mas a felicidade o bem do outro, busca a salvação. A intercessão torna-nos amigos de Deus, porque a gente se coloca entre Deus e o outro”, Afirmou.

O celebrante recordou as passagens bíblicas em que as pessoas intercederam pelos outros e lembrou que “Cristo intercedeu por todos nós”.

Outras quatro missas aconteceram durante todo o dia no Cemitério da Lapa, sendo presididas  pelos padres atuantes no Setor Pastoral Leopoldina, coordenadas pelas paróquias São João Bosco, Nossa Senhora Rainha da Paz, São Estevão Rei e Nossa Senhora de Lourdes.

O Bispo Dom José Benedito Cardoso, celebrou às 16h no Cemitério Gethsêmani da Anhanguera.