Padre Luiz Alves de Lima recebe título de Doutor Honoris Causa

A A
O homenageado foi o professor da Unisal e especialista em Catequese
Publicado em: 13/09/2018 - 14:15
Créditos: Redação
Unisal/Divulgação

Na noite de 30 de agosto, no Teatro Grande Otelo, no complexo do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, aconteceu a cerimônia de outorga de título de Doutor Honoris Causa, organizado pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma (UPS), com a colaboração do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal).

O homenageado foi o professor da Unisal e especialista em Catequese, Padre Luiz Alves de Lima, salesiano de Dom Bosco, que recebeu o título pelas mãos do Reitor da UPS Padre Mauro Mantovani, que presidiu a cerimônia.

Além do Padre Mauro, participaram da mesa de honra o Reitor do Unisal, Padre Eduardo Capucho; o Decano da Faculdade de Ciências da Educação da UPS, Padre Mario Oscar Llanos; o Diretor da Cátedra de Catequética da UPS, Padre Antonino Romano; o Secretário Geral da UPS, Padre Jaroslav Rochowiak; o Vigário Inspetorial da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Padre Roque Luiz Sibioni; e o homenageado.

Foi registrada a presença também do Arcebispo Emérito de Passo Fundo (RS), Dom Antonio Carlos Altieri; do representante da Sociedade Brasileira de Catequistas, Padre Humberto Robson de Carvalho; do Vigário Episcopal da Região Lapa, Padre Jorge Piorezan, que levou a saudação de Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano; da reitora emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Prof. Dra. Anna Cintra, além de parentes e amigos do Padre Luiz Alves.

Na sequência, Padre Antonino Romano proferiu uma homenagem em nome do Instituto de Catequética da UPS. Em italiano, ele ressaltou a contribuição acadêmica, humanística e pedagógica do Padre Lima no contexto bíblico-catequético, sobretudo sua contribuição para a América Latina, onde foi membro e presidente da Sociedade de Catequistas Latino-Americanos (SCALA), fundador da Sociedade Brasileira de Catequistas (SBCAT), assessor da Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe (Celam), membro do Grupo de Reflexão Bíblico-catequético da CNBB e redator da Revista de Catequese, publicação salesiana.

Após o recebimento oficial do título de Doutor Honoris Causa, Padre Lima ministrou uma aula magistral. “Ao Deus vivo e Salvador, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, minha eterna ação de graças pela vocação à vida e à fé cristã, à Igreja povo de Deus, ao Batismo pelo qual podemos participar da Santa Eucaristia e ser membros do seu corpo místico, a Igreja. Como o salmista, eu repito: ‘Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao Vosso nome daí a glória’”, disse.

Antes de seguir com o conteúdo bíblico-catequético propriamente dito, ele falou sobre a família. “No meu lar, no coração dos meus pais, de meus irmãos foi onde eu primeiramente bebi das fontes do Evangelho e da Igreja de Cristo Jesus. Durante o meu magistério teológico-catequético, pude falar com entusiasmo do valor da família e da comunidade cristã, sobretudo da educação da fé, na catequese, porque eu mesmo, desde 10 anos, pude fazer essa experiência familiar e comunitária maravilhosa”, afirmou.