Dom Julio Apresenta o Ano da Vida Consagrada 2015

A A
18/12/2014 - 00:00

Dom Julio Apresenta o Ano da Vida Consagrada 2015

Audio: https://soundcloud.com/p-antonio-s-jo-o-batista/dom-julio-apresenta-o-an...



ANO DA VIDA CONSAGRADA - Por Dom Julio Endi Akamine
O Ano da Vida começou no dia 30 de novembro, no I Domingo do Advento e se concluirá no dia 2 de fevereiro de 2016, festa da Apresentação do Senhor.
No dia 8 de fevereiro de 2014, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica escreveu uma carta circular que tem um título interessante e que indica já um caminho a ser seguido neste Ano da Vida Consagrada: “Perscrutai”. O que é perscrutar?
Iniciamos o Ano da Vida Consagrada ouvindo o convite “perscrutai”. Somos convidados a procurar saber o segredo da Consagração, a penetrar no mistério da Vida Consagrada. 
Perscrutar consiste em uma atitude investigativa e contemplativa do mistério da consagração. Somos convidados a tomar consciência do dom recebido. Evidentemente esse “voltar-se” agradecido para o dom da consagração tem a finalidade de um “converter-se” para um testemunho mais explícito, mais profético e mais alegre para a Igreja e para o mundo.
A vida consagrada é um modo de discipulado mais intenso na sua radicalidade e totalidade. 
Trata-se antes de tudo de um dom; dom que Cristo faz a quem Ele chama, que cria a possibilidade de realizar uma forma de vida que manifeste a vinda do Reino de Deus. 
A vida consagrada tem como fundamento a comunhão filial com Deus e a relação fraterna com Cristo. Nesse sentido, tal vida exprime a globalidade do Evangelho e da vida de Jesus. É isso que faz com que a pessoa consagrada a Deus assuma exigências que estão para além do preceito: a pessoa consagrada assume como norma de vida a radicalidade do Evangelho.
Mais do que imitar Cristo, a pessoa consagrada deseja se apropriar de um “ser” e de um “fazer” que se aproxime sempre mais do ser e do fazer de Cristo, participando assim da totalidade de seu mistério.
Com efeito, Jesus na sua vida terrena, amando os seus até o fim, radicalizou na sua morte de cruz todos os preceitos da nova Lei que ele mesmo instaurou. Ele chegou à radicalização da sua virgindade pela totalidade e exclusividade de seu amor ao Pai e aos homens. Alcançou o extremo da pobreza quando renunciou a toda segurança humana, e passou pela experiência radical do abandono de Deus na obediência total vencendo na sua raiz a tentação de toda rebeldia contra Deus.
É preciso, porém, entender bem a radicalidade evangélica. O Papa Francisco em sua Carta Apostólica, diz aos consagrados e consagradas: 
Espero que «desperteis o mundo», porque a característica da vida consagrada é a profecia. A radicalidade evangélica não é própria só dos religiosos: é pedida a todos. Mas os religiosos seguem o Senhor de uma maneira especial, de modo profético». Esta é a prioridade que agora se requer: «ser profetas que testemunham como viveu Jesus nesta terra (...). Um religioso não deve jamais renunciar à profecia» (29 de Novembro de 2013).
A pessoa consagrada segue Cristo casto, pobre e obediente de modo profético para despertar o mundo para os valores absolutos do Reino e da vida eterna.