Igreja da Paróquia Cristo Jovem

A A
22/05/2014 - 00:00

A construção e principalmente a consagração da igreja paroquial Cristo Jovem – ocorrida em 10 de maio – tem significado especial para a comunidade paroquial, para a Arquidiocese e também para todo o Povo de Deus.

Primeiramente é preciso tomar consciência de que o edifício de pedras é o lugar físico e concreto onde Deus derrama as suas graças através de Cristo. O templo é o lugar onde os fiéis recebem a graça do novo nascimento, são robustecidos pelo Dom do Espírito, se reúnem para orar e dialogar com Deus. É nele que, todos os domingos e também durante a semana, os cristãos são alimentados pelo pão da Palavra e da Eucaristia. Entrando no templo, as pessoas se recolhem em oração, encontram refúgio em meio ao ruído do mundo e dele saem fortalecidos para a missão evangelizadora.

Mas o edifício de pedras aponta para além dele mesmo: aponta para Cristo que é o verdadeiro Templo. Somos assim conduzidos a uma passagem: passamos do visível do templo para o invisível do Mistério de Cristo. O respeito pelo templo, os dons que nele se recebem, as ações sagradas que nele se realizam, tudo isso nos conduz ao encontro com o verdadeiro Templo da Aliança que é Cristo.

O encontro de Cristo com os seus discípulos missionários, porém, leva a fazer ainda outra passagem. Cristo é o verdadeiro Templo. Verdadeiro Templo é também a comunidade cristã. Pela união com Cristo, os fiéis são reunidos como pedras vivas do Templo espiritual; em outras palavras, a comunidade reunida em Cristo é o templo vivo do Espírito Santo.

O templo nos remete ainda para a realidade escatológica da Jerusalém celeste. Uma vez que somos continuamente santificados por Deus, reunidos em Cristo e cumulados pelo Espírito, o templo traz presente a realidade definitiva e última da habitação em Deus. Deus habita entre nós, habita no templo e habita no coração para que nós habitemos para sempre em Deus.

Todas essas realidades: edificação material, Cristo, Espírito Santo, comunidade cristã e Jerusalém celeste se transfundem em única realidade misteriosa. A presença e a ação de Deus tem a concretude da pedra, a força misteriosa e espiritual do sacramento, o rosto humano da comunidade, a antecipação e o antegozo da esperança. Tudo isso se concentra e se adensa em todas as igrejas que edificamos e consagramos.


Artigo publicado no Jornal O São Paulo da semana de 18 a 15 de maio 2014

Igreja da Paróquia Cristo Jovem