Clero e fiéis rezam unidos em missa dos Santos Óleos

A A
Dom Sergio Borges presidiu missa do Crisma, concelebrada por grande número de sacerdotes, que naquele dia renovavam suas promessas sacerdotais na igreja de Santana
Publicado em: 08/05/2015 - 14:45
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Na igreja de Sant’Ana, com presidência de Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, e concelebrada por grande número de sacerdotes, que naquele dia renovavam suas promessas sacerdotais, foi realizada, dia 1º, a Missa do Crisma. 

O centro da liturgia daquela noite foi a bênção dos santos óleos: o óleo para a unção dos enfermos, o óleo dos catecúmenos, e o óleo do crisma para os grandes sacramentos que conferem o Espírito Santo, ou seja, a Confirmação, a Ordenação Sacerdotal e a Ordenação Episcopal.

Nesta missa a concelebração do bispo com seus presbíteros manifesta a plenitude do sacerdócio.

Já na procissão de entrada os fiéis, que lotavam a nave da igreja, cantavam emocionados o hino que em suas estrofes fala da Igreja: “reunidos em torno de nossos pastores, nós iremos a Ti; armados com a força que vem do Senhor, nós iremos a Ti; professando todos uma só fé, nós iremos a Ti; sob o impulso do Espírito Santo, nós iremos a Ti; Igreja santa, templo do Senhor, glória a Ti”.

O turibulo com incenso, o cântico, diáconos, padres e bispo em procissão, tudo criava um ambiente sacral que se estendeu por toda a celebração. Foi isto que ocorreu quando os sacerdotes renovaram as promessas feitas no dia da ordenação e na hora que adentraram no templo três diáconos portando os vasos com os óleos a serem abençoados.

Cada um deles, ao se aproximarem do presbitério, proclamavam respectivamente: “Eis o óleo para o Santo Crisma”; 

“Eis o óleo dos enfermos”, e “Eis o óleo dos catecúmenos”.

Dom Sergio fez a benção dos santos óleos que ao final da missa seriam fornecidos às paróquias para utilizarem em seus ministérios ao longo do ano.

Em sua homilia, Dom Sergio assinalou que na Sagrada Escritura encontramos sempre uma ligação da unção do óleo como sinal da misericórdia de Deus. Por isso a unção sacerdotal significa que é missão dos sacerdotes de levar a misericórdia de Deus aos fiéis.

O bispo orientou os padres a terem uma vida de oração, demorando na oração, no colóquio com o Senhor para que possam ser sacerdotes da misericórdia de Deus.