Entrevistadores recebem formação para levantamento da realidade paroquial

A A
O encontro contou com a presença de Dom Sergio de Deus Borges e dos padres responsáveis pela supervisão do trabalho dos pesquisadores.
Publicado em: 01/08/2018 - 14:00
Créditos: Redação

Arquivo Pessoal

Em 25 de julho, começou na Região Santana a preparação dos entrevistadores voluntários do sínodo que atuarão no levantamento da realidade sociorreligiosa no território das paróquias da Região. 

Os dados pesquisados servirão de base para as reflexões propostas pelo sínodo arquidiocesano em sua primeira etapa. O encontro, o primeiro realizado, contou com a presença de Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, e dos padres Salvador Ruiz Armas e Andrés Gustavo Marengo, responsáveis pela supervisão do trabalho dos pesquisadores.

Inicialmente, Dom Sergio agradeceu a disponibilidade de todos, destacando que um dos elementos do sínodo é “ver o que o nosso povo que participa da vida da Igreja, mas também aqueles que não participam, pensam a respeito da Igreja. É preciso conhecer o que o povo pensa sobre nós, não somente o papa, bispos e padres, mas como Igreja Católica Apostólica Romana presente na cidade de São Paulo. Vejam a sua responsabilidade. Como aqueles 72 discípulos que Jesus enviou, vocês também são enviados em nome da Igreja, é uma missão de discípulo, não é uma missão para qualquer um”. 

Para o Padre Salvador Ruiz Armas, “os trabalhos devem ser conduzidos de forma profissional, ou seja, de maneira muito séria, a fim de produzir resultados confiáveis a respeito da realidade da Igreja em São Paulo. É fundamental que possamos confiar nos pesquisadores, para que, a partir deste trabalho, deixemos de lado aquilo que o Papa Francisco chama de ‘Igreja autorreferencial’, onde os temas são debatidos a partir daquilo que nós achamos, pensamos, queremos, ignorando-se a realidade”. 

Os entrevistadores dos nove setores da Região tiveram a oportunidade de se conhecer e, juntamente com os padres coordenadores de setor, definir estratégias para a realização da pesquisa. 

O próximo encontro com os entrevistadores acontecerá no sábado, 4, quando serão aprofundados o conhecimento sobre o conteúdo do questionário elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo, da metodologia da pesquisa e da utilização do aplicativo digital para dispositivos móveis para agilizar a coleta dos dados.

(Com informações de Rubens da Cruz)