Iniciação à Vida Cristã é resposta à crise de fé

A A
Padres e diáconos da Região Santana estiveram reunidos, dia 7 de Novembro
Publicado em: 15/11/2017 - 12:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Padres e diáconos da Região Santana estiveram reunidos, dia 7, na Cúria de Santana, com Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana.

Durante o encontro, Frei Joao Fernandes Reinert, OFM, proferiu palestra sobre Iniciação à Vida Cristã, evidenciando que, atualmente, existe na sociedade uma crise de fé, onde a fé não é mais um pré - suposto. Para responder missionariamente a essa realidade, Frei Reinert apontou que se deve perceber os elementos de conversão pastoral na metodologia catecumenal. Se antes da crise, a função da catequese era doutrinar e da paróquia era sacramentalizar, agora é necessário o catecumenato como resposta, pois o anúncio do Querigma, da pessoa de Jesus Cristo é a base da fé cristã. Nesse sentido, a ação de catequese deve ser individual, assumir a evangelização e não a sacramentalização, viver o querigma e usar a mistagogia. Durante a palestra foram detalhadas ações para implantação do catecumenato nas paróquias.

No final do encontro, Padre Dorvalino José da Silva, que estará deixando proximamente a Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Setor de Pastoral Vila Maria, para viver em Moema, MG, foi homenageado pelo Padre Eduardo Coelho que relatou seu passado de luta pela evangelização.