Início da segunda etapa de formação das Comissões paroquias para implantação da Iniciação à vida cristã na Região Episcopal Santana

A A
Comissões paroquias para implantação da Iniciação à vida cristã na Região Episcopal Santana
Publicado em: 15/08/2018 - 18:30
Créditos: PASCOM Região Santana

No dia 09, aconteceu nos 9 Setores pastorais da Região episcopal Santana, o início da segunda etapa de formação das Comissões paroquias para implantação da Iniciação à vida cristã, como uma catequese com inspiração catecumenal.  Para bem desenvolver este projeto todas as Paróquias da Região organizaram uma Comissão Paroquial para a implantação da Iniciação à vida cristã, porque não se trata de fazer apenas reformas na catequese, mas de rever toda a ação pastoral, a partir da iniciação à vida cristã.

A organização da Comissão Paroquial está dentro do grande chamado da Igreja à conversão e renovação das paróquias, e requer “uma série de atitudes: acolhida, diálogo, patilha, escuta da Palavra de Deus e adesão à vida comunitária. Implica estruturas eclesiais apropriadas, nos mais diversos lugares e ambientes, sempre disponíveis a acolher, apresentar Jesus Cristo e dar as razões da nossas esperança (1Pd 3,15)” (CNBB, Documento 102, n. 45).

Esta Comissão regional é uma equipe bem articulada e preparada para dar suporte e apoio. Preparou também matérias impressos (cujos conteúdos foram dirigidos pelos Padres Humberto Robson Carvalho e Paulo Gil), escolhendo 9 formadores que irão diretamente aos setores da Região para preparar estas Comissões paroquias.

Na primeira etapa houve boa participação das Comunidades paroquiais, nossas lideranças estão começando a compreender que a iniciação à vida cristã não se refere somente à preparação aos sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, mas é um caminho contínuo de adesão a Jesus Cristo. Nesta segunda etapa, se começou com uma amplia participação das paroquias e das pessoas escolhidas para ser parte das comissões paroquias.