Termina a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora às paróquias

A A
Missa campal em frente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida marca o encerramento da passagem da imagem peregrina da Padroeira do Brasil
Publicado em: 06/03/2017 - 17:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves - Colaborador de Comunicação da Região

Quando Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, recebeu das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, durante a 115ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo a Aparecida, em 1º de maio de 2016, não se tinha ideia da quantidade de bênçãos que ocorreriam durante os dez meses da peregrinação na Região, que comemora os 300 anos do encontro da imagem.

No sábado, 25 de fevereiro, com missa campal em frente à igreja-matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Parque Edu Chaves, presidida por Dom Sérgio e concelebrada por padres da Região, encerrou-se solenemente a peregrinação da imagem que a cada mês esteve em um dos nove setores pastorais da Região Santana.

“Momentos de alegria, fé e devoção nos foram proporcionados com a visita da Mãe peregrina em nossa Paróquia”, disse o Padre Roberto Lacerda, pároco da Paróquia Santa Rosa de Lima, no Setor Tremembé, que a acolheu entre os dias 14 e 18 de junho. Nessas visitas ocorreram diversas atividades devocionais, como a vigília mariana, visita a famílias, a colégios, postos de saúde e a asilos. Onde passava, a imagem peregrina era acolhida, como no Centro de Treinamento do São Paulo Futebol Clube, quando rezaram as Laudes e deram a bênção aos presentes, liderados pelos Padres Luiz César Bombonato e Humberto Robson de Carvalho.

Houve procissões de fiéis pelas ruas de bairros, e até uma carreata de veículos pela Casa Verde com fogos, quando lá esteve com o Padre Everaldo Sanches Ribeiro, na Paróquia São João Evangelista. Na Paróquia Nossa Senhora da Livração, o pároco, Padre Edilson Paes Landim, IMJ, promoveu momentos de oração, inclusive do Terço dos Homens, culminando com a consagração das famílias a Nossa Senhora.

Ao mesmo tempo, as paróquias da Região Santana se mobilizaram para ajudar na construção da Capela São João Batista (Estrada da Cachoeira, 794, no Jardim São João), pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Elas contribuíram para esse feito com as coletas das missas realizadas durante as peregrinações dos setores à Porta Santa da Igreja de Sant´Ana, durante o Jubileu extraordinário da Misericórdia. Para reforçar essa união pela comunidade carente, os padres e diáconos decidiram com Dom Sergio que a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará definitivamente na Capela São João Batista, terminada a peregrinação desse último sábado.

(Fonte: Jornal O SÃO PAULO - Ed. 3140/ 02 a 07 de março de 2017)