Vila Maria acolhe missionários em suas casas

A A
Missões Populares se desenvolverá, de 2014 a 2017, como um período de preparação para o desenvolvimento das atividades missionárias
Publicado em: 13/05/2015 - 17:30
Créditos: Redação

Padre Elói acolhe missionáriosPróxima missões nas comunidades


Logo cedo, na manhã do sábado, dia 4, precisamente às 7h30, reuniram-se cerca de duzentas pessoas no salão da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, na Vila Maria Alta, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Candelária para um café de confraternização e, em seguida, subirem até à capela para iniciarem as orações e saírem a realizar um trabalho inovador na comunidade, a missão popular pelas casas do bairro.


Recepcionados pelo pároco, Padre Elói José Schons, SCJ, os participantes demonstravam um entusiasmo grande desejando partir em missão o quanto antes.


Padre Elói explicou que aquela era a primeira experiência que estava sendo feita e que depois será ampliada por todas as paróquias e comunidades do Setor Vila Maria, do qual ele é coordenador. O Setor Vila Maria da Região Episcopal Santana é composto por seis paróquias (Nossa Senhora da Candelária, Jesus no Horto das Oliveiras, São Sebastião, Anunciação, Nossa Senhora da Boa Viagem, e Santa Rita de Cássia).


Os participantes anteriormente haviam participado de formação dada pelo idealizador das Missões Populares, Padre Luis Mosconi, que criou em Belém do Pará, em 1990, esse instrumento de inspiração espiritual, revigoramento pastoral através do eixo permanente e prioritário da missão.


Durante a semana que precedeu ao evento foram estabelecidas as equipes de visita, normalmente constituídas por duas a três pessoas, e o roteiro de ruas que seria coberto. Após o café, ocorreu adoração ao Santíssimo e Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, abençoou todos e em sua fala expressou que o Papa Francisco já disse que não digamos que somos discípulos e missionários, e sim, discípulos missionários. Nós temos o dever importante de comunicar aos outros a grande beleza advinda da luz que recebemos em nosso coração pela presença do Senhor. E assim os outros também sejam iluminados.


As equipes, então, saíram em missão pelo bairro, visitando lares e convidando a todos para a celebração eucarística que se realizaria à noite. Esse trabalho desenvolveu-se ao longo do dia, retornando todos às 19h, quando foi realizada missa em ação de graças pela missão realizada com tantos frutos.


Essa iniciativa evangelizadora se desenvolverá, de 2014 a 2017, como um período de preparação para o desenvolvimento das atividades missionárias.

Importante salientar que as Missões Populares não é um movimento pastoral à parte e, sim, um serviço à pastoral com o objetivo de fazer das paróquias uma rede de pequenas comunidades eclesiais e com as seguintes características: missionários vindos do meio do povo; missões inculturadas e seguimento a Jesus Cristo.


Entre os objetivos desse trabalho missionário pode-se destacar: vivenciar a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo e do seu Evangelho; despertar nas pessoas o gosto pela missão, pelo conhecimento do outro, do diferente, como algo que enriquece.


O que se nota são grupos e pessoas que se desconheciam, agora se descobrem, partilham, criam laços, se abraçam, dentro de um processo de conversão permanente que envolve a todos. É toda a paróquia em estado de missão.