Curso de Liderança Leiga Servidora chega ao segundo módulo

A A
Esse foi o segundo modulo do curso, tendo a assessoria do coach leader, Tommy Nelson
Publicado em: 18/04/2018 - 15:45
Créditos: Ruy Halasz

Camila Amaral

Dos dias 10 a 12, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Setor Pastoral Perdizes, ocorreu o segundo módulo do Curso de Liderança Leiga Servidora, com a assessoria de Tommy Nelson, coach leader . 

O tema base para o segundo módulo foi “Sujeito Eclesial: Discípulos-Missionários e Cidadãos do Mundo: Chamado e Vocação” e o segundo capítulo do Documento 105 da CNBB “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade”. 

Tommy Nelson elencou em sua apresentação algumas competências importantes para o líder leigo atuante nas paróquias: “O líder cuida do próximo em sua equipe ou pastoral, ouvindo com humildade as necessidades de cada membro. Se o líder é bom em sua função, é como se a hierarquia não existisse... O líder tem de ter intimidade com os seus valores e conhecê-los. A sua postura perante as adversidades fala mais alto que as palavras. Tem de ser o mais corajoso do grupo, tendo em mente os cincos ‘Cs’ da liderança: competência, caráter, conexão, cultura e chamado. Tem de portar-se como discípulo primeiro, para liderar depois. Traçar uma proposta pessoal: percepção (onde estou?), propósito (aonde quero chegar?), planejamento (como devo chegar lá?) e performance (como manter os resultados?)”. 

No terceiro dia da formação, os participantes foram divididos em 12 grupos de 12 participantes em média, e um líder foi escolhido por grupo, que promoverá uma reunião mensal com a análise dos livros indicados para estudos até a realização do terceiro módulo.

Para Ana Gonçalves, membro da Pastoral da Saúde da Paróquia Santíssimo Sacramento, no Setor Paraíso, o curso foi uma “excelente oportunidade para que os leigos e leigas continuem contribuindo na reflexão de liderança na vida pastoral e pessoal”. 

O material do Curso de Liderança Leiga Servidora está disponível em www. regiaose.org.br/liderancaleiga. O terceiro módulo será nos dias 28 a 30 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima.