Motivações para um renovado impulso missionário - Dom Tarcísio Scaramussa, SDB

A A
Publicado em: 30/01/2014 - 14:45
Créditos: jornal O São Paulo

A igreja nos convoca para um estado permanente de missão. Esta é uma urgência do momento. Há uma grande mudança de rumo pastoral a realizar: passar de uma pastoral de manutenção para uma pastoral missionária.

A realização desta mudança, no entanto, não acontece simplesmente com uma proposta de renovação técnica de organização e estruturas pastorais. Precisa contar com "evangelizadores com espírito". Este é o título e a base do conteúdo do último capítulo da Exortação Apostólica "A alegria do evangelho", do Papa Francisco.

"Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo". A evangelização não se faz apenas com palavras, por isso, são necessários evangelizadores que transfiguram em suas vidas a presença de Deus.

A experiência do encontro com o Senhor qualifica o evangelizador: "evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que rezam e trabalham", continua o papa! Um encontro que significa estar unido ao Senhor, para produzir frutos: "não servem as propostas místicas desprovidas de um vigoroso compromisso social e missionário, nem os discursos e ações sociais e pastorais sem uma espiritualidade que transforme o coração”.

As motivações autênticas para a ação evangelizadora brotam do encontro com o amor de Jesus, da experiência de ser salvos por Ele. Esta convicção sustenta e anima o evangelizador. “Uma pessoa que não está convencida, entusiasmada, enamorada, não convence ninguém”.

A falta de elã evangelizador é sinal de aridez espiritual pessoal e comunitária, de afastamento da fonte da vitalidade apostólica, que é o encontro com o Senhor. O papa sugere que, "se não sentimos o desejo intenso de comunicar Jesus, precisamos nos deter em oração para pedir que volte a cativar-nos".

A missão deve ser assumida como parte de minha vida pessoal, não como um apêndice ou momentos pastorais. “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”, lembra o papa. O missionário é alguém que tem consciência de ser enviado pelo Pai e de procurar o que Jesus procura, ou seja, a glória do Pai. E “a glória do meu Pai consiste em que deis muito fruto” (Jo 15,8), nos diz Jesus!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo e
Vigário Episcopal na Região Sé

Tags