na Paróquia Imaculado Coração de Maria "a Capela da PUC"

A A
DOM ODILO CELEBRA A PADROEIRA NA PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – PUC
Publicado em: 14/06/2021 - 14:30
Créditos: Redação

DOM ODILO VISITA A PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA – PUC E CELEBRA A PADROEIRA

No dia 12 de junho de 2021, o Arcebispo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, visitou a Paróquia Imaculado Coração de Maria, mais conhecida como Capela da PUC, título dado devido à antiga tradição de estar associada ao antigo Carmelo Santa Teresa, hoje situado no bairro do Jabaquara.  Isso ocorreu quando este espaço se tornou a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.

Foi um momento de grande alegria para a comunidade, que celebrou como solenidade litúrgica, por ser festa patronal. Foram quatro missas presenciais bem participadas e transmitidas pelo nosso Youtube e Instagram, além de uma carreata pelas ruas adjacentes.

A missa presidida por Dom Odilo foi a do encerramento, às 16h e concelebrado pelo Pe. José Ferreira, secretário do Arcebispo e pelo Pároco, Pe. Valeriano dos Santos Costa, que deu as boas-vindas ao Cardeal e ressaltou a presença da Nova Diretoria da APROCIMA – Associação Promocional Coração Imaculado de Maria – que, desde 1975, tem se destacado, começando pela promoção dos filhos de trabalhadoras, sobretudo domésticas, neste bairro de classe média e que não podiam deixá-los em casa e nem tê-los junto a si no trabalho. Então, eles ficavam pelas ruas à mercê de traficantes que os usavam como “mulas”, termo vulgar para denominar entregadores de drogas.  A Paroquia então, os acolheu, dando-lhes alimentação e reforço educacional. Com o tempo a obra cresceu, estruturou-se segundo as normas da Prefeitura, conseguindo verba do Município.  Assim acabou assumindo mais duas unidades na periferia. As sucessivas direções foram de uma dedicação inigualável e esforço gigantesco. Por isso a APROCIMA está de pé e hoje atende mais de 600 crianças com o trabalho de mais de 65 profissionais e voluntários. O Pe. Valeriano destacou também a ação caritativa que funciona na Paróquia de longa data chamada Final de Semana Fraterno, que atende algumas entidades de cunho católico na periferia e que não contam com nenhuma verba pública. Mesmo com a dificuldade da pandemia, a Paroquia disponibiliza mensalmente R$ 3.000,00 do dízimo para ajudar diretamente uma dessas entidades. Por fim, foi salientado o esforço pastoral missionário que tem sido feito com muita alegria, na direção que pede o Sínodo Arquidiocesano.

Dom Odilo elogiou os esforços e prometeu suas orações pela nossa comunidade. Mostrou muita alegria e encorajo-nos a ir em frente.

 Informações e fotos: Pascom da Paróquia