O protagonismo do catequista na construção da Igreja

A A
“O protagonismo do catequista na construção da Igreja”, foi tema de retiro para catequistas.
Publicado em: 01/08/2018 - 14:00
Créditos: Redação
Pascom da Paroquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários

No domingo, 29 de julho, no Arsenal da Esperança, os catequistas e agentes de pastoral atuantes na Região Episcopal Sé participaram de um retiro, que teve como tema “O protagonismo do catequista na construção da Igreja”. 

O retiro foi assessorado pelo Padre Marcelo Delcin, Assessor Eclesiástico para a Pastoral da Animação Bíblico-Catequética da Região Sé.

A oração inicial foi conduzida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, que convidou os catequistas a se entregarem nas mãos de Deus, abrindo seus corações para escutá-Lo, para que assim, fortalecidos pela graça do Pai, frutifiquem na comunhão e em sua missão na Arquidiocese de São Paulo.

O retiro teve como eixo três palestras, todas seguidas de uma celebração. Na primeira palestra, o tema foi “Formamos um só corpo – O Batismo que nos torna um só corpo”. Por meio da reflexão da Carta de São Paulo aos Efésios, Padre Marcelo salientou que na formação do Corpo de Cristo a meta principal é que todos sejam um, pelo vínculo da caridade, aprendendo a ser irmão, participando da vida do outro, com um amor autêntico, capaz de transformar o coração para viver a nova vida trazida pelo Batismo. A celebração foi a renovação das promessas do Batismo.

No segundo momento, “Chamados à comunhão – A Eucaristia que nos une como Igreja”, refletiu-se, por meio do Evangelho de São Mateus, sobre o sacramento da Comunhão e a Igreja.  Na Eucaristia não está apenas o Cristo Cabeça, mas também todo o Corpo: o irmão, o próximo. Eucaristia é ação de graças. Após um momento de reflexão pessoal, houve adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Na última palestra, com o tema “Construtores do Reino – A confirmação que nos faz construtores do Reino”, destacou-se, por meio da segunda carta de São Paulo a Timóteo, que o sacramento da Crisma torna forte quem o recebe. O protagonismo do catequista será concreto apenas se ninguém desanimar. Todos são preciosos para Deus e a Igreja precisa de novo ânimo, novo ardor. O momento culminou com a celebração do “Sim – Renovação do compromisso da Confirmação”, com uma súplica pela graça de Deus para renovar, com coragem e disponibilidade, o “sim” à vocação e missão de ser catequista. 

O retiro terminou com a procissão até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, seguida de missa.

(Com informações de Ana Luíza José)