Pesquisadores do sínodo arquidiocesano participam de formação

A A
54 pessoas participam da formação voltada aos pesquisadores do sínodo arquidiocesano de São Paulo na Paróquia Nossa Senhora da Consolação.
Publicado em: 01/08/2018 - 13:30
Créditos: Redação

Regiao Episcopal Se

Na tarde do domingo, 29 de julho, os 54 pesquisadores do sínodo arquidiocesano na Região Episcopal Sé reuniram- -se na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no Setor Pastoral Santa Cecília, para uma formação. 

O encontro foi assessorado pelas professoras Maria Wang e Maria Imaculada, da PUC-SP; pelo Padre Carlos Eduardo Catalfo, CssR, supervisor dos pesquisadores do sínodo na Região Sé; e pelo Padre José Roberto Pereira, Coordenador Regional de Pastoral. 

Após a acolhida, feita pelo Padre Carlos Eduardo, houve a oração inicial, conduzida pelo Padre José Roberto. Em seguida, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, acolheu os participantes. 

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, falou a respeito do sentido da pesquisa sobre a realidade sociorreligiosa e pastoral, que foi pensada para atingir todas as paróquias da Arquidiocese, porém será feita por amostragem. O Cardeal Scherer enfatizou que a pesquisa será um “retrato” da realidade de cada paróquia e que servirá de material para as assembleias paroquiais do sínodo. 

Posteriormente, as professoras da PUC-SP explicaram a cerca da pesquisa e apresentaram o aplicativo utilizado nos trabalhos. 

Padre Carlos Eduardo fez as considerações finais e o encontro foi encerrado com uma oração.